Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Você já aderiu ao Financiamento Coletivo?

08.02.2016
15:51
FONTE: Bruno Bortone Gomes/Expresso MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Catarse.me

Tido como uma das mais recentes manias virtuais, Financiamento Coletivo pode parecer uma expressão estranha para a maioria das pessoas, mesmo fazendo parte da vida de todos que possuem acesso às últimas tecnologias criadas.


O termo Financiamento Coletivo tem origem no termo original, em inglês, “crowdfunding”, que também pode ser traduzido como "financiamento pela multidão”, e é o nome dado internacionalmente para a prática de financiamento de projetos através de doações de diversas pessoas interessadas no produto ou serviço resultante do projeto. Esta prática tomou maior alcance e destaque com o poder da internet, e hoje há diversos sites especializados no financiamento coletivo, como Kickstarter, Ulule e Indiegogo. Não são poucos os produtos, que temos acesso atualmente, financiados desta maneira; jogos eletrônicos, álbuns musicais, filmes e livros, sem contar projetos inovadores, como as impressoras 3D, somente criadas graças ao financiamento coletivo. 


Mas como funciona exatamente um financiamento coletivo? O que precisamos fazer para conseguir financiar aquela ideia única e inovadora? Como podemos ajudar?


No Brasil, o primeiro e maior site de financiamento coletivo é o Catarse.me, que desde o ano de  2011 já ajudou pessoas a financiarem 1.957 projetos diferentes, com uma arrecadação total de 34 milhões de reais.


Milhares de pessoas criaram conceitos, reciclaram ideias e postaram no Catarse, enquanto mais de 235 mil pessoas se apaixonaram por estes projetos e doaram quantias em dinheiro para que estas iniciativas tornassem realidade.


O modelo de financiamento coletivo do Catarse é o “tudo ou nada”. Basicamente o idealizador do projeto recebe uma área do site para explicar detalhadamente aos internautas as propostas de seu projeto, com uso de vídeos e outras ferramentas audiovisuais. É estabelecida também uma meta de valor, uma quantia mínima que o projeto precisa arrecadar no prazo de 60 dias, além de pequenos prêmios para quem se interessar em apoiar, de acordo com a quantia paga por cada apoiador. E, caso a meta de arrecadação estabelecida seja alcançada, todo o dinheiro é transferido para o idealizador do projeto. Mas, passados os 60 dias limites, se a arrecadação ficar abaixo do planejado, todas as doações retornam as mãos dos devidos doadores.


Este mundo do financiamento coletivo é novo e ainda tem muito a ser explorado. E fica o convite do Expresso MT aos leitores. Caso você, que acabou de conhecer esta ferramenta de financiamento, chegar a postar algum projeto no site Catarse.me,  nos comunique, para que possamos saber quais ideias auxiliamos você a dar vida.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO