Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Votação a favor da PEC 241 superará a do primeiro turno, prevê ministro

25.10.2016
15:11
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou nesta terça-feira (25) que o governo espera aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um limite para os gastos públicos, em segundo turno com mais votos do que na votação em primeiro turno.

Tida como prioridade pelo governo, a PEC 241, já foi aprovada pela Casa em primeiro turno, por 366 votos favoráveis a 111, mas, para ir ao Senado, precisa ser analisada novamente. A votação da proposta em segundo turno está prevista para a noite desta terça.

Para ser aprovada na Câmara, a proposta precisa de, ao menos, 308 votos favoráveis dos 513 parlamentares.

"Vamos aprovar, não tenho dúvida nenhuma. Nós tivemos um excepcional desempenho no primeiro turno e penso que no segundo temos tudo para repeti-lo. (...) Mais que 308 é muito bom né? Mas nós devemos ter mais de 370 votos", declarou Padilha no Palácio do Planalto.

O ministro disse que, com a aprovação na Câmara, o governo espera enviar a proposta para o Senado na semana que vem. Antes de ir ao plenário do Senado, a PEC precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) daquela Casa.

"Na semana que vem vamos ver se já conseguimos mandar para o Senado para ver se o Senado ainda, segundo a vontade do presidente Renan [Calheiros], consiga concluir antes do recesso, possivelmente até durante o mês de novembro. O presidente Renan trabalha com essa expectativa", disse Padilha.

Articulação
A fim de garantir os votos necessários para aprovar a proposta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliado do presidente Michel Temer, ofereceu um jantar a parlamentares da base de apoio ao governo na sua residência oficial, na noite desta segunda (24).

Temer também se reuniu na noite de segunda no Palácio do Planalto com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para discutir o rito da PEC 241 no Senado.

Na semana passada, Renan Calheiros chegou a se reunir em seu gabinete com os líderes partidários do Senado para discutir a tramitação da PEC 241 na Casa. Pelo cronograma acertado no encontro, a proposta será votada pelo plenário em primeiro turno em 29 de novembro e, em segundo turno, em 13 de dezembro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO