Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

11 fatores para considerar antes de cortar o carboidrato da dieta

27.02.2019
13:22
FONTE: Bianca Alves/CasaeJardim

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Arroz integral

    Foto: Ilustrativa

Muita gente acha que para emagrecer é preciso abrir mão dos carboidratos. Logo, pães, massas, grãos, frutas e outros alimentos comuns são cortados das dietas que se tornam ricas em gorduras e proteínas. Em tempos de dieta cetogênica, é necessário relembrar que o macronutriente é uma fonte imporante de energia para o bom funcionamento do corpo. Por isso, antes de trocar as bananas por abacates, lembre-se dos fatos abaixo.

 

1. Você precisa de energia

A glicose dá energia às células. Esse composto muito presente nos carboidratos pode vir dos amidos e açúcares e é ótimo para abastecer o corpo. Os amidos são longas cadeias com glicose que organismo pode quebrar facilmente. Já os açúcares são moléculas menores e mais simples. Por isso, nesse caso, quando as partículas são mais complexas, elas são mais saudáveis, uma vez que a digestão é mais lenta e promove mais saciedade.

 

2. Algumas fibras são carboidratos

Além dos amidos e açúcares, fibras são outro tipo de carboidrato. Porém, o nosso corpo não é capaz de digerí-las, de forma que elas não são utilizadas para a produção de energia ao corpo, mas trazem outros benefícios. Os alimentos fibrosos, geralmente, contêm boas concentrações de vitaminas e minerais, como as folhas verde escuras, e ajudam no funcionamento do intestino.

 

3. A combinação de fibras com amido ou açúcares pode controlar o nível de glicose no sangue

Não estamos falando do açúcar refinado, mas dos subprotudos naturais dos alimentos. A fibra é ótima para aumentar o tempo de digestão, assim como a proteína, dessa forma, nos sentimos saciados por maior tempo. Já os amidos chegam rápido ao intestino, onde são quebrados. Porém, ao serem misturados à fibra, o período digestivo cresce, de forma que a glicose leva maior tempo para chegar às correntes sanguíneas, evitando picos no índice glicêmico.

 

4. Prebióticos das fibras podem estar ligados ao sistema imunológico e à saúde do intestino

A Associação Científica Internacional de Probióticos e Prebióticos dos Estados Unidos afirma que “um ingrediente seletivamente fermentado resulta em mudanças específicas na composição e/ou atividade da microbiota gastrointestinal, conferindo benefícios à saúde do hospedeiro", ou seja, as fibras desses produtos "alimentam" as bactérias saudáveis presentes no intestino, o que é essencial para a digestão e absorção de nutrientes.

 

5. Os bons carboidratos são prejudicados pela má reputação dos processados

Açúcar adicionado, grãos refinados e outros industrializados são pouco nutritivos, o que acaba manchando a credibilidade dos alimentos bons, como produtos integrais, legumes e frutas. Isso porque eles, geralmente, têm pouquíssima fibra e geram picos de glicose no sangue.

 

6. Eles são fontes de vitaminas e minerais

A aveia, por exemplo, é um produto que mistura proteína e carboidrato, além de ser rico em vitaminas do complexo B, manganês, fósforo, magnésio e zinco. Outros grãos também possuem nutrientes essenciais que colaboram em diversas tarefas como o transporte de oxigênio no sangue, a regulação da tireóide e o bom funcionamento do sistema imunológico.

 

7. Controle e proteção contra diabetes tipo 2

Os carboidratos plant based podem ser boas fontes de proteína vegetal, como o grão-de-bico e o feijão. Eles também são ótimos para o controle de doenças cardiovasculares porque contêm poucas gorduras saturadas, diferentemente de produtos animais. 

 

Em 2015, um artigo publicado na revista acadêmica Clinical Diabetes descobriu que as dietas plant based, com poucos grãos refinados, redução de açúcar e carnes têm o poder de reduzir os riscos de dieabetes, alta pressão sanguínea e aumento colesterol ruim. 

 

8. Frutas e legumes são ricos em antioxidantes

Antioxidantes, como os flavonoides, presentes em muitas frutas e legumes, são responsáveis por combater radiciais livres e toxinas no nosso corpo. Os Institutos Nacionais de Saúde, dos Estados Unidos, define os antioxidantes como "substâncias naturais ou feitas pelo homem que previnem ou retardam o envelhecimento e os danos celulares". Por isso, o consumo de frutas, como as vermelhas, é ótimo para manter o corpo saudável a longo prazo.  

 

Com o corpo protegido das toxinas, os riscos do desenvolvimento de várias doenças caem e o corpo recebe uma série de benefícios.

 

9. A dieta low-carb pode ajudar a emagrecer, mas nada comprova que a restrição de carboidratos é responsável por isso

Muitos pensam que cortar carboidratos obriga o seu corpo a gastar energia das células adiposas acumuladas no organismo. Porém, essa técnica não é universal. Para aqueles que pensam que a low carb é, na maioria das vezes, responsável pelo emagrecimento, é importante lembrar que a perda de peso só ocorreu, primeiramente, graças ao déficit calórico.

 

Um estudo publicado em 2018, o Journal of the American Medical Association descobriu que não há benefícios concretos nas dietas low carb em relação à perda de peso. Os indivíduos estudados foram divididos em grupos e, em seguida, aconselhados a seguir protocolos com poucos carboidratos ou poucas gorduras. Ao final da pesquisa, concluiu-se que os participantes conseguiam emagrecer por causa de fatores que envolviam restrição calórica, genética e saúde mental.

 

Por outro lado, é importante lembrar que diminuir o consumo de carboidratos pode ser bom para pessoas com síndromes metabólicas e diabetes. Por isso, muitas vezes, é receitado por especialistas.

 

10. Cetogênica, paleo ou high-fat pode trazer consequências ruins

Para uns, a cetogênica é extremamente saudável, contudo é necessário lembrar que para conseguir isso, não adianta enriquecer a dieta com gorduras saturadas. Apesar de o corpo entrar em cetose (estado em que utilizamos a gordura como energia), a falta do carboidrato pode levar à extinção de vitaminas e minerais, debilitando algumas outras áreas do corpo como a pele, a disposição, regulação intestinal, desidratação, funciomento do cérebro e  humor.

 

11. Se você pratica esportes, não há porque eliminar carboidratos

 

Pessoas mais ativas precisam do carboidrato como combustível para realizar as tarefas dieárias. Quando você se exercita, o seu metabolismo fica mais rápido e seus músculos podem usar a energia do macronutriente para se desenvolver. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO