Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

85% dos criadouros de mosquito estão em casas de Cuiabá, diz prefeitura

23.02.2018
07:52
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 85% dos criadouros estão nas casas, segundo a Prefeitura de Cuiabá (Foto: Reprodução/TVCA)

    85% dos criadouros estão nas casas, segundo a Prefeitura de Cuiabá (Foto: Reprodução/TVCA)

Um levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti aponta alto risco para epidemias em Cuiabá. De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, 85% dos criadouros estão nas residências e a maioria delas apresentam mais de um foco do mosquito.

 

O primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação (LIRAa) deste ano aponta que Cuiabá está em situação de alto risco para transmissão e epidemia de dengue, zika vírus e principalmente da febre chikungunya, com Índice de Infestação Predial (IIP) médio de 8,6% e mais 125 bairros com percentuais acima deste, que vão de 8,9% a 19,4%.

 

Os números são considerados extremamente alarmantes, uma vez que o satisfatório preconizado pelo Ministério da Saúde é menor que 1%, de 1% a 3,9% situação de alerta e acima de 3,9%, de risco.

 

Dentre os bairros mais preocupantes estão o Três Barras, Residencial Paraná, Nova Canaã 1ª, 2ª, e 3ª etapa, Colina Verde, Jardim Umuruama, Altos da Glória e 1º de Março todos com 19,4%.

 

Em segundo lugar, com 18%, estão o Jardim Ubatã, São Benedito, Coophamil, Jardim Beira Rio, Novo Terceiro, Santa Izabel, Jardim Araçá, Barra do Pari, Santa Amália e Canachuê.

 

Diferente dos demais, que estão compostos por no mínimo oito bairros, o terceiro lugar com 17,4% é formado por apenas cinco comunidades, sendo Vista da Chapada, Voluntários da Pátria, Residencial Sonho Meu e Pedra 90 - 1ª e 2ª etapas.

 

O LIRAa também destaca que mais de 85% dos criadouros estão nas residências e a maioria delas apresentam mais de um foco sendo que, 80% estão em depósitos ao nível do solo como caixas d'água, tambores, ou outro tipo de recipiente aberto que possa acumular água.

 

O lixo e demais resíduos sólidos como tampinhas de garrafa, latas velhas, cascas de ovo, sacos plásticos, vasilhas e calhas aparecem em segundo lugar na preferência das fêmeas para botar os ovos e proliferar a espécie.

 

Drone

O uso de drone para o mapeamento e monitoramento dos focos do mosquito Aedes aegypti está em fase de teste, em Cuiabá. As imagens capturadas servirão de subsídio para que o Comitê de Ação Preventiva contra o mosquito Aedes aegypti intensifique ainda mais as ações de combate ao mosquito nos bairros com maior índice de proliferação.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO