Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Acadêmicos participam de aula inaugural dos cursos da Unemat em Lucas do Rio Verde

24.04.2018
08:56
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Aula inaugural Unemat

    ExpressoMT

Acadêmicos que a partir de hoje terão a aplicação das aulas dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Alimentos ofertados pela Unemat em Lucas do Rio Verde, participaram ontem à noite da aula inaugural da instituição de ensino superior. A cerimônia, que contou com representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso e representantes do município de Lucas do Rio Verde, aconteceu no auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal.

 

Antes da cerimônia, acadêmicos falaram da realização do sonho em cursar uma faculdade de qualidade no ensino superior. Alunos que saíram a pouco do ensino médio e até mesmo aqueles que aos bancos da faculdade. Aline Leite é professora e agora reencontra os que até pouco tempo atrás eram seus alunos. “Estou bastante ansiosa e saúdo meus colegas, que eram alunos, e também os que vão cursar Engenharia Civil”, relatou, afirmando que é necessária sempre a reciclagem em todos os segmentos.

 

Durante os pronunciamentos, foi lembrado o esforço empenhado para que a oferta dos cursos de nível superior se tornasse realidade em Lucas do Rio Verde. Os representantes da Unemat, Prefeitura e Câmara Municipal desejaram sucesso aos acadêmicos que iniciam uma jornada que fará diferença em suas vidas ao longo dos cursos e principalmente depois de formados. “Que os estudantes agarrem essa oportunidade e que venham a contribuir com o desenvolvimento do município de Lucas do Rio Verde”, destacou a secretária Municipal de Educação, Cleusa De Marco.

 

“Eu acredito que é a realização de um sonho desses cem estudantes que estão nesta primeira aula e tenho certeza que daqui a cinco anos quando receberem seus diplomas, pessoas humildes, que não têm condição de pagar uma faculdade particular e fazer um curso superior”, observou o prefeito Luiz Binotti, satisfeito com a oportunidade que os acadêmicos têm ao iniciar o curso. Ele citou que a maioria dos estudantes dos dois cursos é do próprio município. Dos 100 aprovados e inscritos 80 são residentes em Lucas do Rio Verde. Os demais são de cidades próximas, como Tapurah, Sorriso e Nova Mutum.

 

“É o primeiro passo de uma grande história que começamos em Lucas do Rio Verde”, declarou a reitora da Unemat, Ana Di Renzo, ressaltando o apoio demonstrado pela Prefeitura e Câmara de Vereadores para viabilizar a implantação dos dois cursos. “A nossa expectativa é que essa parceria continue por muito tempo, ofertando cursos alternativos a todos os estudantes desta região”, acrescentou.

 

Foram ofertadas 50 vagas por curso, sendo 40% por ampla concorrência; 30% do total das vagas serão destinadas para candidatos que se enquadrarem como estudantes de Escola Pública; 25% para Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (PIIER/Negros); 5% para Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (PIIER/Indígenas). As aulas são presenciais e serão realizadas na Escola Municipal Olavo Bilac, de segunda a sábado. Os cursos tem duração de cinco anos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO