Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Ação reúne comunidade no Jardim Imperial para comemoração de 25 anos do SAAE LRV

16.07.2018
11:05
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • açãocomunitaria SAAELRV

    ExpressoMT

Centenas de pessoas participaram, no sábado (14), da Ação Comunitária organizada pelos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Lucas do Rio Verde para celebrar os 25 anos de criação da autarquia comemorado em 3 de julho. A ação aconteceu na praça do Jardim Imperial.

 

Durante toda a tarde, a comunidade aproveitou uma estrutura de lazer montada no local. Brinquedos infláveis, pula-pulas e guloseimas, como algodão doce e pipoca, foram oferecidos aos moradores. Além da recreação, a ação contou com orientação sobre o uso racional da água, principalmente no período de estiagem que começou em julho. Também houve a distribuição de mudas de arvores e sacos recicláveis. Estes últimos fazem parte da fabricação da autarquia e vem nas cores dos contêineres para coleta de lixo úmido e reciclável.

 

“Nós fizemos a aquisição de uma máquina que faz a produção desses sacos e vamos fazer um trabalho diferenciado nas escolas, junto com a Secretaria de Educação. Fizemos um planejamento e vamos contar com teatro, na parte lúdica, e vamos investir pesado, porque temos convicção que é possível melhor o índice de aproveitamento do lixo reciclável”, comentou Raimundo Dantas, diretor do SAAE, ao valorizar a iniciativa dos servidores da autarquia responsáveis pela organização e realização da ação comunitária.

 

O índice de aproveitamento do lixo reciclável no município é pífio. De acordo com levantamento do SAAE, apenas 3% do lixo reciclável coletado em Lucas do Rio Verde pode ser reaproveitado. Pela estrutura usada na coleta, com o uso de contêineres específicos para descarte de lixo úmido e reciclável, a meta seria alcançar reaproveitamento de pelo menos 10% do lixo coletado. “Nós vamos buscar isso constantemente. Se tiver que buscar isso, esclarecimento com a juventude, os alunos, nós faremos, pois acreditamos que é possível”, explicou Dantas, assinalando que os sacos com as cores personalizadas dos contêineres têm esse objetivo. “Vamos levar a mensagem de separação correta”.

 

Investimento em novos contêineres

Nos últimos meses a direção do SAAE contratou um profissional responsável pela manutenção dos contêineres que apresentam algum tipo de desgaste. A medida, conforme Raimundo Dantas, tem resultado em economia, possibilitando a aquisição de novos contêineres para reposição de peças que são inutilizadas (como ocorreu com incêndios e destruição em acidente de trânsito) e atendimento a aos bairros que estão sendo ampliados ou criados. “Tem novos loteamentos saindo e nós temos obrigação de disponibilizar os contentores”, pontuou, citando que o SAAE conseguiu a recuperação de mais de 100 contentores no primeiro semestre do ano, gerando uma economia de pelo menos R$ 130 mil (cada contentor custa cerca de R$ 1,3 mil).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO