Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Acne nas costas: por que surge e como acabar com ela

16.11.2017
10:03
FONTE: Thaís Manarini

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • acne_costas_alexsilva

    Alguns cuidados ajudam a controlar a acne nas costas (Alex Silva/A2 Estúdio)

Quando falamos em acne, logo pensamos em um rosto dominado por aqueles folículos obstruídos. Mas uma porção de gente sofre mesmo é com as espinhas nas costas, situação que também compromete a qualidade de vida – ora, isso muitas vezes deixa a pessoa insegura para vestir determinados tipos de roupa ou ir à praia, por exemplo.

 

Causas

Essa chatice pode surgir por diversas razões, independentemente da região do corpo. Fatores genéticos contam bastante. “Filhos de pais que tiveram acne muito grave têm tendência a apresentar o quadro”, reforça a dermatologista Ana Carolina Sumam, do Rio de Janeiro.

 

De acordo com a dermatologista Thais Pepe, de São Paulo, existe a acne da adolescência, que surge por questões hormonais lá pelos 11 anos de idade. Os hormônios ainda podem incitar o incômodo em mulheres na fase adulta.

 

“Oleosidade natural da pele, obesidade, tabagismo, estresse, alimentação e doenças endócrinas também contribuem para o surgimento do problema”, acrescenta a dermatologista Fabiane Kumagai, assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Nesses casos, rosto, ombros, peito e costas (olha ela aí!) podem pagar o pato, porque, segundo Fabiane, são áreas que apresentam grande atividade das glândulas sebáceas, produtoras de gordura.

 

Cuidados específicos

Mudanças simples no dia a dia são capazes de diminuir a probabilidade de ver o dorso dominado pela acne. Thais sugere, para começo de conversa, priorizar roupas mais larguinhas e confortáveis. “Para quem possui tendência à acne nas costas, peças justas podem desencadear o quadro, porque obstruem a glândula sudorípara, que produz o suor”, esclarece.

 

Na academia, a dica é preferir camisetas brancas e 100% algodão. De acordo com a médica, esse tipo de tecido absorve todo o suor e óleo das costas. E a cor branca? Ela reduz o risco de irritação decorrente dos corantes artificiais.

 

Ao terminar a malhação, tem que tomar banho o mais rapidamente possível – se a academia tiver chuveiro, aproveite. Thais nota que o suor acumulado, digamos, desperta as bactérias ligadas à acne. Não espere chegar em casa.

 

E por falar em banho… Evite deixar a água muito quente, já que temperaturas altas incitam a produção de glândulas sebáceas. Consequentemente, o risco de acne dispara.

 

Se usar condicionador, vale jogar o cabelo pra frente na hora de enxaguá-lo. “Mas o recomendado mesmo é utilizar um sabonete anti-acne após retirar o produto”, frisa Ana.

 

Hidratantes e óleos são outros itens que deixam a pele mais oleosa e, portanto, precisam ser evitados. “Peça para o dermatologista de confiança receitar soluções comedogênicas, isto é, que não favoreçam a produção de cravos e espinhas”, ensina Ana.

 

Ainda que a esfoliação ajude na renovação da pele e na desobstrução dos poros, não vá exagerar. “Se ela for feita de forma excessiva, há o risco de termos uma resposta contrária, ou seja, um aumento na produção de oleosidade”, relata Thais. De uma a duas vezes por semana está de bom tamanho.

 

Vale lembrar que, frequentemente, esses cuidados são coadjuvantes. O tratamento das espinhas pode envolver medicações tópicas e antibióticos orais, por exemplo.

 

“Anticoncepcionais e outros medicamentos às vezes beneficiam pacientes com acne relacionadas a alterações hormonais”, completa Fabiane, expert da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Ai, que vontade de espremer!

Pois segure os dedinhos. Ana Carolina lembra que a acne, por si só, já é capaz de deixar a pele manchada – no linguajar médico, trata-se da hipercromia pós-inflamatória. “Se espremer, o risco de isso acontecer é muito maior”, ressalta a médica.

 

Para quem não aguentou e cutucou o folículo – ou deixou o(a) namorado(a) apertá-lo – e já sofre com as marcas no corpo, ainda há solução. “Existem lasers que clareiam as manchas. Os resultados são excelentes”, garante Thais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO