Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Aecim Tocantins morre aos 94 anos em Cuiabá

18.06.2017
15:29
FONTE: G1MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • aecim

    Aecim Tocantins morreu aos 94 anos em Cuiabá (Foto: Facebook/Reprodução)

O professor Aecim Tocantins, que já foi prefeito, vice-prefeito e vereador por Cuiabá nas décadas de 50 e 60, morreu aos 94 anos na madrugada deste domingo (18), em Cuiabá. A morte foi confirmada pelo filho de Aecim, Mário Luis Correa Tocantins. O corpo é velado na Capela Jardins, desde o início da manhã e deve ser enterrado no Cemitério da Piedade, na capital, às 16h [horário de Mato Grosso].

 

De acordo com a família, Aecim foi internado na terça-feira (13) com pneumonia e recebeu tratamento. No entanto, começou a se queixar de dores na barriga. Na quarta-feira (14) uma tomografia detectou uma espécie de distensão intestinal. Pela idade, os médicos tentaram reverter clinicamente e não deu certo. A cirurgia foi feita na manhã de sexta-feira (16). Na noite de sexta-feira ele sofreu duas paradas cardíacas. Cardiopata e hipertenso, Aecim não resistiu à segunda e morreu na madrugada.

 

Em nota, governador Pedro Taques (PSDB) lamentou a morte de Aecim Tocantins e disse que vai decretar luto oficial. Aecim Tocantins também era contador. Na política, foi vereador por Cuiabá e presidente da Câmara da capital. Por duas oportunidades ocupou o cargo de prefeito de Cuiabá. Foi secretário de Interior, Justiça e Finanças do Governo do Estado, secretário-chefe da Casa Civil e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 

Nascido em Cuiabá, em 8 de junho de 1923, Aecim Tocantins formou-se em contabilidade pela Escola do Comércio do Rio de Janeiro e, além de exercer a profissão, por muitos anos deu aula. Por isso prefere ser chamado de professor.

 

No fim da década de 70, Aecim Tocantins foi indicado pelo governador José Garcia Neto para defender os interesses de Mato Grosso na Comissão Especial de Divisão do estado, que levou à criação, por parte do Governo Federal, do estado de Mato Grosso do Sul.

 

“Aecim foi um homem íntegro, que amava Cuiabá e Mato Grosso. E foi com essa paixão, aliada à sua formidável determinação e inteligência, que contribuiu para o crescimento da cidade e do Estado ocupando inúmeras funções públicas”, disse Taques por meio de nota.

 

Aecim Tocantins foi entrevistado pelo G1 no aniversário de Cuiabá, em 2015. “Eu participei da história e sou muito grato a Deus por isso. Vivi o passado e, agora, estou vivo para acompanhar o progresso. É de lembranças que vivemos o presente”, declarou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO