Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Aeroporto e mais de 60 prédios públicos de Rondonópolis (MT) estão sem circuito de segurança após contrato ser

19.03.2019
09:51
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • sem_camera2

Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, mais de 60 prédios públicos estão sem o circuito interno de segurança.

 

Em quase em todos os prédios públicos municipais, as câmeras de monitoramento de segurança foram retiradas. O contrato com a empresa, que fornecia esse o serviço ao município há quase 20 anos, foi rompido recentemente pelo prefeito.

 

A prefeitura disse que nos espaços públicos, até ser reinstalado o circuito de segurança, foram contratados vigias para cada local.

 

Já a empresa que era responsável por fazer o monitoramento de segurança disse que o contrato não foi rompido, mas venceu no mês passado e não teve a renovação por parte da prefeitura.

 

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, estima com a medida uma economia de R$ 1,5 milhão por mês.

 

O problema é que sem monitoramento, o aeroporto, por exemplo, corre o risco de ser fechado.

 

Câmeras, cercas elétricas e sistema de monitoramento foram retiradas de mais de 60 escolas municipais.

 

A remoção dos equipamentos eletrônicos de segurança também afetou os prédios da saúde.

 

Os equipamentos foram retirados no fim do mês passado em mais de 140 prédios públicos. Segundo o prefeito, pelo menos 67 escolas municipais e mais de 50 unidades de saúde foram atingidas.

 

Com a quebra do contrato, o prefeito quer reativar o chamado Gabinete de Apoio de Segurança Pública (GASP) que já funcionou no passado.

 

A retirada das câmeras de monitoramento deixa todos os prédios da municipalidade vulneráveis à criminalidade, por exemplo

 

O que mais preocupa é o aeroporto de Rondonópolis, já que sem circuito fechado de televisão na área de embarque, ele pode até ser fechado pela Agência Nacional de Aviação Civil.

 

A superintendente do aeroporto garante que ele não vai ser fechado.

 

O gerente do departamento de tecnologia da informação da prefeitura enfatiza que o novo contrato com a empresa fornecedora dos equipamentos já foi homologado pelo prefeito.

 

A ordem de serviço dada pela secretaria de administração para que as mais de 2 mil câmeras adquiridas sejam instaladas. O serviço só não teria começado ainda por conta de trâmites burocráticos e porque a empresa fornecedora não tem toda essa quantia de câmeras pra fornecer tudo de uma só vez.

 

A previsão é de que o monitoramento eletrônico nos prédios públicos seja concluído em até junho.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO