Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Alemanha pode ir à OMC contra EUA por tarifa de importação, diz ministra

17.03.2017
11:30
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Alemanha pode iniciar uma ação contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC) em reação à proposta do presidente Donald Trump de adotar uma tarifa de fronteira, disse a ministra da Economia alemã, Brigitte Zypries, nesta sexta-feira (17) antes de um encontro entre o líder norte-americano e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Trump alertou que os EUA irão aplicar um imposto fronteiriço de 35% sobre os carros que a montadora alemã BMW planeja construir em uma nova fábrica no México e exportar para o vizinho do norte.

Indagada sobre como a Alemanha reagiria à taxa proposta, Brigitte Zypries disse à rádio Deutschlandfunk que é muito difícil por causa das complexidades de tal sistema tributário.

"A outra opção é entrarmos com uma ação na OMC - existem procedimentos delineados ali porque nos acordos da OMC está claramente delineado que você não pode recolher mais do que 2,5% em impostos sobre a importação de carros", disse Zypries.

Ainda nesta sexta-feira, Trump e Merkel terão sua primeira reunião desde que o novo presidente norte-americano tomou posse, em janeiro. Merkel deve pressionar Trump para obter garantias de apoio a uma União Europeia forte e um comprometimento com o combate à mudança climática, e ele deve pedir que a alemã apoie sua exigência de que as nações da Otan paguem mais para ter suas necessidades defensivas atendidas.

Desequilíbrio na balança comercial
O superávit comercial alemão de 50 bilhões de euros com os EUA tem sido uma fonte de tensão entre Washington e Berlim. Isso significa que a Alemanha exporta mais para os Estados Unidos do que importa.

"Nós mesmos sabemos que isso é um problema, e estamos trabalhando nisso", afirmou Zypries. "Felizmente hoje mesmo soubemos que um aumento de salários foi acertado novamente, e isso significa que a demanda doméstica pode aumentar novamente, e queremos abordar os incentivos fiscais para pesquisas... então estamos bem encaminhados", acrescentou.

Cerca de 72 mil operários siderúrgicos do nordeste da Alemanha terão um aumento de 2,3% nos pagamentos a partir de abril e um novo acréscimo salarial de 1,7% a partir de 1º de maio, anunciou o grupo Arbeitgeberverband Stahl nesta sexta-feira.

"Os americanos precisam de nossas máquinas e nossas fábricas... e a outra questão é que só temos um superávit nas exportações do setor de máquinas e fábricas; no setor de serviços é o contrário, devido às grandes empresas de internet dos EUA", afirmou Zypries.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO