Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Politica

Algumas dicas para você curtir o carnaval sem passar mal

27.02.2019
13:58
FONTE: Bianca Alves/CasaeJardim

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Ilustrativa

A intoxicação alimentar ocorre com mais frequência durante o Carnaval, acabando com a festa de muita gente. Para impedir com que isso acontença, a nutricionista do Grupo Pardini, Sheyla Cordeiro, dá dicas para evitar o mal-estar durante a folia.

 

1. Compra rápida, mas ruim

A especialista aponta que os casos de gastroenterocolite - que provocam diarreia, vômito, febre e dores abdominais - tendem a aumentar nessa época do ano. "As toxinfecções podem se manifestar até 36 horas depois de consumir o alimento contaminado e podem durar até 7 dias, comprometendo todo o Carnaval", explica a nutricionista. Dentre as causas, estão a profileração de bactérias e vírus como a salmonela em alimentos armazenados e conservados de forma inadequada, o que acontece muito em barraquinhas e vendedores ambulantes. Porém, na hora que a forme aperta, esse fato acaba sendo esquecido pela maioria das pessoas. "Como alternativa, pode-se optar por comprar os lanches em estabelecimentos já fiscalizados pela vigilância sanitária e que tenham um bom padrão de higiene e de armazenamento dos produtos", acrescenta. Também vale lembrar que o indivíduo que está mexendo na comida não deve lidar com o dinheiro.

 

2. Industrializados, sim!

O consumo de industrializados é contra indicado em muitas situações, por serem processados e cheios aditivos danosos à saúde. Nesse caso, busque pelos famosos "snacks saudáveis", que vêm empacotados e não precisam ficar na geladeira. "Quanto a embalados, é possível checar a data de validade e se a embalagem está preservada", ensina Sheyla. Caso você esteja em um estabelecimento, cheque a exposição dos alimentos, principalmente carnes processadas, como salsicha, presunto, patê e hambúrguer.

 

3. Diga não a alimentos crus

A não ser que você já conheça restaurantes seguros, é melhor desviar dos rodízios de japonês ou de qualquer comida crua durante o Carnaval. O mesmo vale para lanches com ovos e carne mal passada.

 

4. Calor e geladeira não combinam

Muitas vezes as barraquinhas de praia não têm recipientes apropriados para evitar a profileração de microrganismos. "Se for consumir algo na praia, considere como opção de lanche o milho verde – sem a margarina ou manteiga -, uma fruta, picolés e água de coco", aconselha a nutricionista.

 

5. Beba água

 

Entre um drink e outro, consuma doses generosas de água e evite passar muito tempo sem comer. "Se fizer o uso de bebidas alcoólicas, a dica é alternar o consumo com muita água, água de coco e sucos naturais, diminuindo assim a desidratação e a ressaca", afirma a especialista. Vale fugir de frituras e alimentos gordurosos uma vez que a digestão deles é mais lenta, podendo comprometer a disposição para aproveitar a festa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO