Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Alta tecnologia irá auxiliar o trabalho da Segurança na Copa

09.06.2014
14:22
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O uso de tecnologia para garantir a segurança durante a realização dos jogos da Copa do Mundo em Cuiabá é um dos trunfos da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). 

Por meio aéreo, o imageador térmico, equipamento de alta tecnologia com capacidade de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real será usado pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) durante o patrulhamento nos dias de jogos. O equipamento capta imagens em alta resolução e é capaz de ajustar a luminosidade para monitoramento noturno, além de contar com auxílio de sensor infravermelho. 

Em terra, dois veículos de tecnologia embarcada, conhecidos como Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), vão operar equipados com ferramentas de informática e radiocomunicação, software, câmeras e monitores. 

As bases terrestres realizam atividades de comando e controle em áreas específicas de interesse operacional, podendo ainda substituir o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no caso de indisponibilidade deste último. 

Tendo como principal característica a alta mobilidade, a viatura de videomonitoramento, denominada Plataforma de Observação Elevada (POE), possui hastes que atingem quase 16 metros de altura. 

A peça vertical é equipada com câmeras no ponto mais elevado que geram imagens para o Centro de Comando e Controle Regional, oferecendo condições de visibilidade privilegiada, que irão facilitar a identificação de ações criminosas, agilizando a intervenção dos agentes públicos. 

Como complemento ao aparato tecnológico, uma Delegacia Móvel atenderá a população, facilitando os serviços de polícia judiciária. Um delegado, investigadores e escrivães contarão com acomodações no veículo para o atendimento policial como a confecção de boletins de ocorrência e a lavratura de autos de prisão em flagrante. 

Para lidar com bombas e artefatos explosivos, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) conta com um kit antibombas. A estrela deste kit é o robô antibomba (iRobot PackBot), conhecido por ser usado em situações de grande risco, e que já atuou nas guerras do Iraque e Afeganistão, bem como no desastre nuclear de Fukushima, no Japão. 

Os integrantes da equipe antibombas receberam ainda traje antifragmentação, braço mecânico, raio x e demais equipamentos. 

“A aquisição dessas tecnologias irá garantir a manutenção da segurança de residentes e turistas, de forma a assegurar que todos se preocupem apenas com a grande festa que estamos sediando”, disse o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, coronel PM Joelson Geraldo Sampaio. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO