Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Alunos de MT conquistam o 2º lugar em evento científico de lançamentos de foguetes no RJ

25.12.2018
06:23
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Jaianny, Ygor, Gustavo e a professora Claudia Kelly — Foto: Arquivo pessoal

    Jaianny, Ygor, Gustavo e a professora Claudia Kelly — Foto: Arquivo pessoal

Três estudantes e uma professora da Escola Estadual Professora Eucaris Nunes Cunha e Moraes, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, conquistaram o segundo lugar na 19ª Jornada de Foguetes em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

 

Eles participaram do evento científico entre os dias 17 ao dia 20 de dezembro. Com o apoio de parceiros e amigos da escola eles conseguiram viajar e participar do evento que reuniu escolas de todo o país.

 

O foguete foi construído por Gustavo Sales de Oliveira e Ygor Castilho Santos, ambos de 16 anos, Jaianny Kelly Vieira Ataide, de 15 anos, e a professora de biologia e física, Claudia Kelly de Oliveira Magalhães.

 

O objeto é feito de madeira, garrafas pet, folha de raio-X e um tipo de pasta plástica, que tem uma reação química ao ser misturada com vinagre e bicarbonato de sódio. A confecção durou seis meses ao todo, pois passou por uma reconstrução para melhorias exigidas pela Jornada de Foguetes.

 

 

Ygor comemora os resultados do trabalho com os colegas.

 

"Participar de um evento grande como esse representando Mato Grosso, não foi uma tarefa fácil, mas também não é impossível, foi muito gratificante poder levar a cidade de Poconé, levar a escola e representar o estado, foi uma grande conquista e um grande sucesso, só me motiva a participar de outros eventos e trabalhar para que isso aconteça."

 

O segundo lugar foi merecido, pois conseguiram lançar o foguete a 120 metros. A classificação é feita por atingimento de meta.

 

Equipes que lançam o foguete abaixo de cem metros conquistam a medalha de bronze, acima de cem metros conquistam a medalha de prata e acima de cento e cinquenta metros conquistam a medalha de ouro.

 

A competição não somente premia uma única equipe mas sim todas que participaram, cada uma na sua classificação atingida pelo lançamento do foguete.

 

Jaianny fala sobre sua sensação de participar do evento.

 

"Muito boa e gratificante, apesar do peso que a gente estava nas costas em carregar o estado, foi muito bom e muito tranquilo. Adquirimos conhecimento e despertamos interesse em áreas que nem imaginávamos que poderíamos investir profissionalmente. Uma palavra que define é gratidão."

 

Gustavo destacou duas coisas que mais gostou.

 

"A primeira é a convivência com as pessoas, os participantes que foram representar seus devidos estados, principalmente do nordeste. A mistura dos sotaques brasileiros e as palestras foram muito legais. Todos profissionais dedicados e capacitados. Eu só tenho a agradecer. "

 

A professora, emocionada, disse como foi ver seus alunos participando de um evento nacional.

 

"Me senti realizada em ver os alunos de Mato Grosso competindo por igual com qualquer escola do Brasil. Ver que a escola Eucaris pode competir por igual com qualquer escola do país, basta a gente fazer o melhor, ter bons investimentos e condições de fazer com que os alunos saiam do interior para conhecer os eventos fora daqui de Mato Grosso".

 

Os alunos e a professora foram recebidos com muito amor e carinho pela comunidade escolar e já querem participar novamente. Numa euforia total disseram ao G1 que já vão se preparar e almejam o primeiro lugar no ano que vem.

 

O evento

A Jornada de Foguetes contou com participação de todos os estados e do distrito federal. Todas as equipes ganharam premiação devido o seu desempenho e classificação.

 

O evento é realizado desde 2009 e reúne as equipes do ensino médio que lançaram o mais distante possível seus foguetes em suas escolas, porém, só pode participar uma equipe por escola, isto é, aquela que mais distante lançou o seu foguete na sua instituição.

 

A competição é dentro da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e reúne as equipes do ensino médio que lançaram o mais distante possível seus foguetes .

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO