Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Ansiedade afeta a saúde igual à obesidade, diz pesquisa

28.12.2018
09:46
FONTE: R7

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • record_fala_brasil_depressao_analgesico_depressao_tratamento_depressao_19092018113423312

    Depressão e ansiedade aumentam riscos de doenças Pixabay

A ansiedade e a depressão provocam os mesmos efeitos para a saúde que a obesidade e o tabagismo, afirma uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em São Francisco.

 

O estudo, publicado na terça-feira (18) na revista acadêmica Health Psycology, da Associação Americana de Psicologia, acompanhou quase 15.500 idosos, com a média de 68 anos de idade, durante quatro anos. O grupo era composto por 2.200 ansiosos e depressivos, 4.700 obesos e 2.100 fumantes.

 

A análise permitiu aos autores a percepção de que pessoas com altos níveis de depressão e ansiedade apresentavam 65% mais chances de ter doenças cardiovasculares, 64% de terem um AVC (acidente vascular cerebral), 50% de hipertensão e 87% de ter artrite, quando comparados às pessoas sem ansiedade ou depressão.

 

De acordo com relato de Aoife O'Donovan, autor sênior do estudo, ao site da universidade, a elevação de risco entre ansiosos e depressivos para desenvolvimento desses problemas pode ser equiparada às chances das mesmas doenças por obesidade e tabagismo. Porém, a ansiedade e a depressão apresentariam um risco maior para o desenvolvimento de artrite.

 

Os autores descobriram, também, que dores de cabeça, dores de estômago, falta de ar e dores nas costas, seriam elevadas quando associadas à depressão e ansiedade.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO