Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Politica

Antes condenada, hidratação é importante e pode ser potencializada com aminoácidos

02.01.2019
09:37
FONTE: Gerseli Angeli e Turibio Barros

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • agua

    ilustração

A prevenção da desidratação durante o exercício em climas quentes é e sempre será uma preocupação para os praticantes de atividades físicas. Curiosamente, ingerir líquidos durante o exercício só passou a ser considerada uma estratégia importante nas últimas cinco décadas. Antigamente, por incrível que pareça, ingerir líquidos ou literalmente tomar água era visto como contraproducente para quem praticava exercício. A ideia absurda era que o estômago ia ficar “pesado” prejudicando a performance.

 

Felizmente a ciência dos esportes evoluiu e a área da reposição hídrica durante o exercício passou a ser considerada um tópico extremamente importante. Nas últimas cinco décadas surgiu o conceito da bebida isotônica que atendia tanto a necessidade da reposição hídrica como também de sódio e potássio, além de fornecer carboidratos para reposição de energia.

 

Certamente os isotônicos representaram um salto de qualidade na ciência da hidratação. Curiosamente mesmo a bebida isotônica parece poder ser ainda melhorada. Um artigo científico publicado em setembro de 2018 relata resultados muito interessantes a este respeito. Pesquisadores compararam o efeito da bebida isotônica convencional com uma bebida que associava aminoácidos ao isotônico.

 

O grupo de indivíduos que usava o composto com aminoácidos durante o exercício no calor obtinha resultados de reidratação muito superiores à quem usava somente o isotônico, comparando-se os mesmos volumes ingeridos. Estes resultados acenam com uma contribuição científica importante que poderá contribuir não somente para se preservar a saúde dos praticantes de exercícios, como também para melhora da performance esportiva.

 

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO