Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Ao lado de Temer, Rajoy defende 'devolver soberania ao povo venezuelano'

24.04.2017
15:15
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • temer2

    Temer e o chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy (Foto: Reprodução/NBR)

Em pronunciamento no Palácio do Planalto ao lado do presidente Michel Temer, o presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, manifestou nesta segunda-feira (24) preocupação com a situação da Venezuela.

 

Rajoy viajou a Brasília em visita oficial. Primeiro ele e Temer conversaram privadamente e depois participaram de uma reunião com a presença de ministros e empresários do Brasil e da Espanha. Em seguida, eles assinaram acordos de cooperação e discursaram sobre a relação entre os dois países.

 

Durante o pronunciamento, Rajoy falou sobre a aproximação do Mercosul e da União Europeia e disse que “é preciso devolver a palavra e a soberania ao povo venezuelano”, que enfrenta grave crise política e econômica. Em manifestações com mortes nos últimso dias a oposição no país vem pedindo a realização de eleições gerais.

 

“Em momentos em que alguns sentem necessidade de protecionismo, nós defendemos a abertura comercial. Brasil e Espanha compartilham valores e desafios. E vemos com atenção a situação na Venezuela, que nos preocupa profundamente”, declarou Rajoy.

 

“Nós dedicamos particular atenção para a situação da Venezuela, país próximo à Espanha e ao Brasil. Coincidimos na opinião da necessidade de uma solução pactada”, completou o presidente do governo espanhol.

 

Reformas no Brasil

Temer destacou as reformas que o governo brasileiro tenta aprovar no Congresso Nacional, como a da Previdência. Ele disse ter pedido ao presidente espanhol que registrasse um depoimento sobre como o país enfrentou as reformas locais durante a crise econômica.

 

“Ressaltei que a Espanha e o Brasil viveram e vivem momentos semelhantes. Ouvi dele um relato referentemente às grandes reformas que foram feitas na Espanha no momento em que a Espanha enfrentava problemas seríssimos na economia”, disse.

 

Em resposta, Rajoy disse que o presidente brasileiro tem “a amizade, o carinho e a colaboração da Espanha”. “Transmiti [a Temer] minha convicção de que, a médio prazo, a seriedade em questão de assuntos públicos sempre é recompensada.”

 

Veja documentos assinados entre Brasil e Espanha:

Memorando de Entendimento entre o Instituto Rio Branco, do Ministério de Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, e a Escola Diplomática do Ministério de Negócios Exteriores e Cooperação do Reino da Espanha;

 

Memorando de Entendimento entre o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil da República Federativa do Brasil e o Ministério de Fomento do Reino de Espanha no âmbito das infraestruturas e dos transportes;

 

Memorando de Entendimento entre o Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil e o Ministério da Economia, Indústria e Competitividade da Espanha sobre Cooperação Econômica e Comercial;

 

Plano de trabalho para o Memorando de Entendimento de Cooperação em Matéria de Recursos Hídricos entre o Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Agricultura, Pesca e Meio-Ambiente do Reino da Espanha;

 

Declaração Conjunta da Agência Brasileira de Cooperação e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do Reino da Espanha sobre Cooperação ao Desenvolvimento entre Brasil e Espanha.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO