Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Esportes

Após ouros na ginástica e boxe, Brasil sobe para 12º no quadro dos Mundiais de 2019

15.10.2019
08:19
FONTE: GloboEsporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Após ouros na ginástica e boxe, Brasil sobe para 12º no quadro dos Mundiais de 2019

    Foto: Reprodução

O ano de 2019, claro, não tem a Olimpíada no calendário. Mas, dá para fazer uma estimativa de como seria o quadro de medalhas de uma edição dos Jogos Olímpicos nesta temporada: somar as medalhas de todos os Campeonatos Mundiais das mais variadas modalidades. E o Brasil subiu nesta quadro no fim de semana, com os títulos de Arthur Nory, na barra fixa da ginástica, e Beatriz Ferreira, do boxe. Agora o Brasil tem seis ouros, cinco pratas e nove bronzes (veja lista abaixo) e está em 12º.

 

Como comparação, na Olimpíada do Rio, o Brasil foi 13º colocado com sete ouros, seis pratas e seis bronzes. No quadro de medalhas de 2018, o Brasil ficou em 17º com cinco ouros, quatro pratas e seis bronzes. Em 2017, o país foi 20º com três ouros, nove pratas e sete bronzes.

 

Mas e o vôlei? Sim, o vôlei masculino do Brasil conquistou, no fim de semana, a Copa do Mundo, um título merecido e importante. . Mas não coloquei essa competição na lista. Alguns times jogaram com os elencos reservas, após uma temporada exaustiva com inúmeras competições. Optei por utilizar na lista a Liga das Nações, em julho, em que o Brasil foi quarto colocado. Ali, as equipes estavam mais completas que na Copa do Mundo.

 

Importante lembrar que as medalhas válidas para esse quadro são as ganhas em provas olímpicas no Campeonato Mundial. Por exemplo, no Mundial de esportes aquáticos, Nicholas Santos, Etiene Medeiros, João Gomes, Felipe Lima e Ana Marcela foram ao pódio, mas não em provas que estão no programa olímpico. O mesmo vale para Pepê Gonçalves da canoagem slalom, da dupla brasileira no remo e três das cinco medalhas do taekwondo.

 

Para a contabilização do surfe, considerei os resultados alcançados no ISA Games, os Jogos Mundiais de surfe, realizados na semana passada. Isso porque a competição foi realizada no "clima olímpico", em ondas parecidas com a que teremos nos Jogos do ano que vem, em baterias similares.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO