Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Após sacrifício em decisão, Luan segue tratamento e deve ficar fora por 10 dias

21.09.2017
15:43
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • luan

    Luan ganha o cumprimento de Renato após a classificação (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)

Luan sequer precisou fazer a diferença para o Grêmio – como de costume – para ser protagonista na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, na última quarta-feira, na Arena, que garantiu a sonhada vaga na semifinal da Libertadores. Bastou entrar em campo, já nos minutos finais, para coroar todo o seu esforço nas últimas duas semanas de tratamento intensivo para estar à disposição para a decisão, mesmo distante das condições ideais. Após cumprir uma rotina especial e de sacrifício, o camisa 7 retomará o tratamento convencional e ficará fora de ação por 10 dias.

 

Os departamentos médico e de fisiologia do clube usarão o intervalo de um mês até o jogo de ida da semifinal, contra o Barcelona-ECU, para recuperar plenamente o principal jogador de Renato Portaluppi. Luan cumprirá uma rotina de fisioterapia, tratamento com anti-inflamatórios e manutenção e recuperação física até ser liberado ao elenco. O camisa 7 deve fazer ainda um teste em coletivo ou jogo-treino antes de voltar a campo pelo Brasileirão.

 

O retorno do atleta ao procedimento mais cauteloso tem a ver com a estratégia delineada pela comissão e pelos médicos para ter Luan à disposição em caso de necessidade contra o Botafogo. Em tratamento intensivo, por vezes em três turnos, o meia-atacante fez um primeiro teste para estar em campo na terça-feira, no treino com portões fechados na Arena. Ali, na reclusão, o atleta sentiu dores ao tentar arrancadas e finalizações e teve sua ausência da partida praticamente decretada, não fosse sua vontade.

 

Já na quarta-feira, o próprio garantiu ao departamento médico que não sentia mais dores e pediu para jogar. Uma última avaliação no vestiário da Arena apontou que o mais indicado seria deixá-lo no banco de reservas e apenas utilizá-lo em caso de necessidade – algo que, claro, foi sentido pelo time ao longo da partida. Após o gol de Lucas Barrios, que deu a classificação, Renato chamou Luan imediatamente para uma conversa à beira do campo. Com a vantagem no placar, já nos minutos finais, o treinador o colocou no jogo para coroar todo seu esforço para participar da decisão.

 

– Agora, vamos fazer as coisas, que foram meio atropeladas. O jogador de futebol é diferente de um paciente convencional. Ele evoluiu muito bem. Ele não estava na condição melhor, mas era o jogo do ano. Fizemos uma estratégia. Graças a Deus deu certo. Faremos o tratamento com fisioterapia, anti-inflamatório e depois o trabalho de reforço muscular. Em 10 dias, deve estar pronto – afirma o médico Paulo Rabaldo ao GloboEsporte.com.

 

Os esforços de Luan para dar sua contribuição, por mínima que fosse, na decisão foi exaltada até pelo presidente Romildo Bolzan. Em sua fala após a classificação, o mandatário ressaltou o "caráter" do atleta, que chegou a pedir para Renato o colocar em campo nos minutos finais, mesmo distante de suas condições ideais.

 

– Quem mais tinha vontade de jogar era o Luan, mesmo machucado, mesmo com uma recuperação em andamento. Quem tinha mais vontade era o Luan. Chegou no finalzinho, e ele pediu para jogar. Ele estava ansioso para jogar. Isso revela um lado de solidariedade ao elenco, ao treinador, ao clube. Caráter fantástico deste jogador. Cada dia que eu convivo com ele, aprendo a admirar o seu caráter – afirma o presidente.

 

Luan sentiu o problema em 7 de setembro, após voltar dos compromissos com a Seleção pelas Eliminatórias – vitória por 2 a 0 sobre o Equador, na Arena, e empate em 1 a 1 com a Colômbia, fora. Um primeiro diagnóstico indicou apenas um edema muscular, que o colocou como dúvida para o jogo de ida, o empate em 0 a 0 no Nilton Santos, quando Renato revelou que a lesão era mais grave. Mesmo com tratamento intensivo em três turnos, o camisa 7 acabou fora da partida – assim como Pedro Geromel – e seguiu a rotina especial desde então.

 

Agora, o meia-atacante poderá cumprir todo o tratamento sem "atropelar" nenhuma das etapas. O Grêmio tem cerca de um mês até o primeiro confronto com o Barcelona-ECU, fora de casa. Até lá, focará no Brasileirão, mesmo com chances mínimas de buscar o líder Corinthians. O elenco gremista se reapresenta nesta quinta-feira. No domingo, o Tricolor encara o Bahia, às 19h, na Arena Fonte Nova, pela 25ª rodada do Brasileirão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO