Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Atuação do MPE possibilita soltura de sete mil tartarugas no Rio Araguaia

24.02.2018
05:49
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • soltura tartarugas

    Divulgação

Projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em parceria com uma colônia Z7 de pescadores, no município de São Félix do Araguaia, possibilitou a soltura de 7 mil filhotes de tartarugas no Rio Araguaia. A liberação ocorreu há pouco mais de 15 dias e reuniu centenas de pessoas. Antes disso, porém, uma verdadeira maratona foi realizada para garantir o sucesso da iniciativa.

 

Segundo o promotor de Justiça Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, tudo começou com a transferência de covas para praias artificiais nos pátios das escolas estaduais Ilda Rocha, Tancredo Neves e Severiano Neves . Com a medida, além de aumentar o índice de sobrevivência dos futuros filhotes, os ovos passaram a ser vigiados por vários cuidadores. Alunos e professores acompanharam de perto todo o processo.

 

“A preparação para a transferência das covas aconteceu paralela ao processo de desova. Foram realizados estudos prévios relativos as praias a serem trabalhadas e outros estudos que contribuíram para a definição do período mais adequado para realização das ações”, explicou o promotor de Justiça.

 

Após o nascimento, fase mais vulnerável dos filhotes, os animais foram transferidos para berçários. “Importante destacar que todo o trabalho foi realizado por pessoas devidamente treinadas e com acompanhamento de biólogos. O projeto também valorizou o conhecimento empírico das comunidades indígenas e ribeirinhas”, acrescentou.

 

Já em sua segunda edição, o projeto “Amigos da Natureza” busca, além do repovoamento da população da Tartaruga da Amazônia, criar uma cultura de percepção da tartaruga além da alimentar.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO