Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Politica

Autismo: aprender segunda língua pode ajudar criança, diz pesquisa

08.03.2018
09:33
FONTE: Crescer online

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 03

    ilustração

Uma pesquisa recente feita pela Escola de Ciências da Comunicação e Distúrbios, da Universidade de McGill (Canadá), mostrou que aprender uma segunda língua pode ser benéfico para crianças com autismo. 

 

No estudo, feito com crianças de 6 a 9 anos - sendo parte delas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) -, as autistas bilíngues apresentaram melhor desempenho na parte mais complexa do teste, que tinha como objetivo classificar e organizar objetos. A explicação para o resultado é simples: falar mais de uma língua favorece a flexibilidade cognitiva, o que já foi observado em pesquisas com crianças não autistas.

 

O neurologista infantojuvenil Marco Antonio Arruda, do Instituo Glia (SP), faz uma ressalva: "Mesmo com evidências positivas, é cedo para relacionar o bilinguismo com a melhora do autista, pois há diferentes graus de TEA. Os chamados de alto funcionamento, por exemplo, mostram muita habilidade para o aprendizado de novas línguas, enquanto os de baixo funcionamento, mal se expressam verbalmente", conclui. 

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO