Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Esportes

Baixinhos, velozes e marrentos: Dudu e Soteldo fazem duelo à parte em Palmeiras x Santos

17.05.2019
07:30
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Infoesporte

O jogo entre Palmeiras e Santos, neste sábado, às 19h, no Pacaembu, pela quinta rodada do Brasileirão, pode ter um duelo à parte. No confronto dos gigantes pela liderança, dois baixinhos podem desequilibrar a partida e fazer a diferença no clássico: Dudu e Soteldo.

 

Enquanto o brasileiro, de 1m67, já ultrapassou a marca de 250 jogos pelo Palmeiras e é fundamental no esquema de Felipão, o venezuelano, de 1m60, é recém-chegado ao Santos e ainda briga pelo seu espaço no time titular.

 

Velozes e dribladores, Dudu e Soteldo têm características decisivas para desequilibrar um clássico. De acordo com o site Footstats, por exemplo, Dudu foi o atleta que mais driblou no Paulistão (27 no total e 22 certos). Já Soteldo tem menos dribles (apenas cinco no estadual), mas tem um gol a mais que o palmeirense na temporada.

 

Fato é que, mesmo baixinhos, os dois são grandes jogadores com a bola nos pés e podem colocar fogo no clássico deste sábado.

 

Dudu

O temperamento é um dos principais pontos de evolução de Dudu nos últimos anos. Se a primeira final com a camisa do Palmeiras ficou marcada pela expulsão no segundo jogo contra o Santos e a agressão ao árbitro Guilherme Cereta de Lima, hoje ele é uma das referências do elenco.

 

Mas, nos seus 1m67 de altura, nunca deixou de ser participativo em campo, muitas vezes com reclamações em excesso, e, consequentemente, é mais caçado e xingado por jogadores e torcedores rivais.

 

Fator de desequilíbrio da equipe, Dudu carrega o peso de ter sido o principal nome do Verdão nos títulos conquistados recentemente: Copa do Brasil de 2015 e os Brasileirões de 2016 e de 2018.

 

 

 

Ídolo da torcida e fundamental para Felipão, o atacante teve o contrato renovado em janeiro, e prorrogou seu vínculo para o fim de 2023. Foi uma maneira encontrada pela diretoria de valorizar o atacante e vencer a concorrência do futebol chinês.

 

Em 2019, ele soma 23 jogos e três gols marcados até o momento. No total, são 251 partidas e 58 gols marcados – dois deles contra o Santos na final da Copa do Brasil de 2015.

 

 

Soteldo

Ao contrário de Dudu, Soteldo ainda tem pouca história no Santos. Primeiro reforço do Peixe para a temporada, o venezuelano rapidamente conquistou o carinho da torcida por seu estilo veloz e driblador.

 

Além disso, as brincadeiras extracampo também contribuíram para a popularidade do jogador. Alvo de zoações nas concentrações do Santos desde que chegou, Soteldo se tornou um "xodó" da torcida e das redes sociais do clube, apesar de não gostar muito das piadas com sua altura.

 

Com apenas 1m60, Soteldo ainda não se tornou peça fundamental no elenco do técnico Jorge Sampaoli, até porque o treinador não tem um time titular absoluto. No entanto, o baixinho está entre os principais atletas da equipe e costuma entrar em campo constantemente.

 

 

"Arma secreta" do Santos na temporada, Soteldo é do estilo de jogador que entra no segundo tempo para incendiar a partida. Um fator que atrapalha o atleta, porém, é quando ele decide ser "fominha". Por segurar muito a bola, o venezuelano desperdiça jogadas perigosas com frequência.

 

Das 29 partidas oficiais do Santos até aqui na temporada, Soteldo jogou 21, marcou quatro gols e deu três assistências. Detalhe curioso é que o venezuelano tem um gol em cada competição que o Peixe disputou na temporada – Paulistão, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO