Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Banco Central mantém Selic no menor nível da história

13.12.2018
12:30
FONTE: Governo do Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 667528c3_5117_49c1_875e_b36e06dd0cef

    Diretoria do Banco Central decidiu por unanimidade deixar a taxa em 6,5% ao ano - Foto: Beto Nociti/BCB

Pela sexta vez consecutiva, o Banco Central manteve a taxa básica de juros (Selic) inalterada em 6,5% ao ano, o menor nível histórico. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (12) por unanimidade. Essa foi a última reunião do ano e somente em fevereiro haverá uma nova reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), grupo formado pela diretoria do BC.

 

Segundo o comunicado divulgado após a decisão, a inflação continua em níveis apropriados ou confortáveis. O texto lembra que o mercado financeiro projeta um cenário otimista para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos próximos anos, sempre com a taxa dentro da meta perseguida pelo Banco Central.

 

Para o Banco Central, a economia brasileira também tem melhorado e mostra uma recuperação gradual. Afirma também que a continuidade das reformas econômicas é essencial para a inflação continuar baixa no médio e longo prazos.

 

Como funciona o Copom

A evolução da taxa básica de juros (Selic) é decidida pela diretoria do Banco Central em reunião complexa, fechada, com grande volume de informações. Qualquer definição sobre a queda, manutenção ou aumento dos juros no País depende de sete diretores e do presidente da instituição. Somente eles podem votar para definir a taxa.

 

O encontro que acontece com a diretoria do Banco Central para decidir sobre a taxa Selic é chamado de Comitê de Política Monetária (Copom). Essa reunião ocorre oito vezes por ano, mais ou menos a cada 45 dias.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO