Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Brasil cresce, vence a Holanda e fica perto da vaga na Fase Final do Grand Prix

21.07.2017
16:08
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • gallerypic

A seleção brasileira cresceu na hora certa. Vindo de campanha irregular no Grand Prix, o renovado time do técnico José Roberto Guimarães finalmente mostrou seu potencial. Com uma grande atuação defensiva e bloqueio eficiente, o Brasil superou a forte Holanda nesta sexta-feira, em Cuiabá, por 3 sets a 1 - parciais de 25/17, 25/14, 18/25 e 25/19. O grupo, que entrou na etapa correndo sérios riscos de eliminação, garantiu a segunda vitória seguida e agora está perto de mais uma classificação para a Fase Final do torneio.

 

Com o resultado, o Brasil volta ao quarto lugar da tabela: cinco vitórias e três derrotas. Dependendo dos outros jogos da rodada, na madrugada deste sábado, em Bangcoc e Hong Kong, o time de José Roberto Guimarães pode até entrar na última partida da primeira fase, diante dos Estados Unidos, com a vaga já garantida entre as cinco seleções que vão às Finais.

 

A seleção brasileira encara as americanas no encerramento da fase de classificação no domingo, às 10h10 (de Brasília), novamente no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. A TV Globo, o SporTV 2 e o GloboEsporte.com transmitem ao vivo.

 

O jogo

No embalo da torcida, que compareceu em bom número ao ginásio, a seleção brasileira começou o jogo ligada. Defendendo bem – como pedido por Zé Roberto –, e com o meio de rede funcionando com Carol e Adenízia, as donas da casa abriram 8/6. A vantagem só não foi maior por conta de seguidos erros de saque. O bloqueio holandês começou a encontrar as ponteiras brasileiras e dificultar as viradas de bola, mas o Brasil variou o repertório e conseguiu manter a frente. Tandara ignorou a marcação, a rede brasileira continuou bem e o placar abriu: 17/12.

 

Quando a Holanda esboçou iniciar uma reação, Roberta colocou uma bola de segunda que derrubou o moral das adversárias. Daí para a frente, o Brasil foi dominante. Amanda entrou com seu saque venenoso e ajudou a aumentar a vantagem. O bloqueio brasileiro virou um paredão quase impenetrável – sete pontos neste fundamento no primeiro no set –, até Carol fechar a contagem em mais uma jogada rápida pelo meio: 25/17.

 

O saque holandês complicou um pouco a recepção brasileira no início do segundo set. Mas dois fatores mantiveram o Brasil no jogo: defesa e Adenízia. Nenhuma bola das adversárias caia com facilidade na quadra amarela - destaques para Suelen e Natália -, enquanto. Por outro lado, a veterana central usava toda a raça e técnica para colocar bolas importantes no chão e manter o time da casa na frente (8/7). Tandara e Rosamaria continuaram aparecendo bem no lado ofensivo, o bloqueio fazendo sua parte, e o Brasil foi abrindo vantagem (17/12). Em uma espécie de repetição da parcial anterior, a seleção brasileira continuou dominante na segunda metade e não deu nenhuma chance ao time laranja. Fim de set em 25/14 para as brasileiras após toque para fora da capitã da Holanda, Maret Balkestein-Grothues.

 

Com o bloqueio mortal, o Brasil abriu 8/4 no início do terceiro set. Porém, o time sofreu um apagão após a parada técnica. A recepção voltou a sofrer com o saque holandês e as visitantes viraram o placar rapidamente (10/11). Motores do ataque da Holanda, a oposta Plak e a ponteira Anne entraram no jogo e silenciaram o ginásio colocando 20/15 no placar e obrigando o técnico Zé Roberto a pedir tempo. Na volta, as brasileiras esboçaram uma reação com ataques de Monique e Natália, e o saque de Amanda. Mas Celeste Plak tratou de frear as donas da casa com seu braço potente. Anne Buijs foi responsável por fechar o placar em 25/18 explorando o bloqueio.

 

O quarto sete começou como uma gangorra. O Brasil abriu 3/0. Depois, viu Plak comandar sequência de cinco pontos da Holanda (3/5). Rosamaria e Adenízia trouxeram as brasileiras de volta para o jogo e o time amarelo voltou à frente após ataque para fora de Anne (8/7). Após a parada técnica, o Brasil cresceu. A defesa voltou a aparecer muito bem, o bloqueio seguiu funcionando e Rosamaria e Natália trataram de abrir boa vantagem: 18/11. Quando a Holanda anotou quatro pontos seguidos (19/15), Zé Roberto parou o jogo para arrumar a casa. Daí para a frente, as brasileiras controlaram o placar para fechar em 25/19 com bloqueio de Roberta.

 

Entenda o Grand Prix

As 12 principais seleções do mundo disputam a primeira fase em três semanas. A cada etapa, são formados três grupos, com quatro equipes cada. Os times fazem nove jogos ao total na fase de classificação. Ao fim, as cinco melhores seleções seguem para a Fase Final, que contará ainda com a China, o país sede, e está marcada para ocorrer entre os dias 2 e 6 de agosto, em Nanjing.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO