Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Brasil pode se tornar segundo maior consumidor de biodiesel

20.07.2018
08:56
FONTE: Agrolink

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 637x325_1

    ilustração

Com a medida que aumenta em 10% a mistura de biodiesel no combustível comum, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no início de março, o Brasil pode se tornar o segundo maior produtor e consumidor do biocombustível, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), a expectativa é de que apenas nesse ano o volume do biodiesel consumido aumente 25% em relação ao ano anterior, chegando a 5,4 bilhões de litros.

 

O Brasil utiliza o biocombustível desde janeiro de 2008, quando a legislação definiu que todo óleo diesel distribuído no País deveria conter 2% de biodiesel, determinação que foi aumentada para pelo menos 5% em 2013l. Federico Sakson, gerente de negócios para biodiesel da Camlin Fine Sciences (CFS) para a América do Sul, afirmou que o aumento do uso do combustível renovável é importante porque ele possui características importantes que diminuiem o impacto ambiental como o fato de ser cem vezes mais biodegradável do que o óleo diesel comum.

 

“O protocolo de Kyoto sugeriu a fabricação e utilização do biodiesel e do álcool como uma das maneiras mais eficazes de diminuir a poluição da atmosfera pelo gás carbônico, enxofre, metano e por outros gases formadores de efeito estufa. Para você ter uma ideia, o biodiesel emite 98% menos CO2 do que o petróleo, não produz fumaça preta nem odores desagradáveis”, comenta ele.

 

Dados divulgados pela Urabio indicam que o Brasil consome 54,5 bilhões de litros de diesel por ano, sendo que 82,4% desse volume é utilizado no transporte, 14,6% na agricultura e cerca de 3% em outros setores, o que demanda a importação de 3 bilhões de litros de diesel por ano, o equivalente a 23% do total consumido. Com o aumento da produção do biodiesel para mais de 5 bilhões de litros, a entidade estima que o País poderia economizar US$ 2,8 bilhões, já que cada litro do combustível renovável substitui um litro de diesel derivado do petróleo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO