Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Politica

Brasil tem 10 274 casos de sarampo e pode perder certificado de eliminação

14.01.2019
00:47
FONTE: Agência Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • seringa05_1

    A baixa adesão à vacina permitiu a importação de casos de sarampo vindos eminentemente da Venezuela (Foto: Dulla/SAÚDE é Vital)

Desde o início de 2018 até 8 de janeiro de 2019, o Brasil registrou 10 274 casos confirmados de sarampo. Atualmente, o país enfrenta dois surtos: no Amazonas, onde há 9 778 episódios de infecção e, em Roraima, com outras 355 ocorrências. Como esses surtos já se iniciaram faz um tempinho, o Brasil corre o risco de perder o certificado de eliminação da doença, concedido pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) em 2016 – mais abaixo explicamos essa história.

 

Quadros isolados também foram anotados em São Paulo (3), Rio de Janeiro (19), Rio Grande do Sul (45), Rondônia (2), Bahia (2), Pernambuco (4), Pará (61) e Sergipe (4), além do Distrito Federal (1). Foram registrados ainda 12 mortes por sarampo: quatro em Roraima, seis no Amazonas e duas no Pará.

 

Os surtos, segundo o Ministério da Saúde, estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus que circula no Brasil é o mesmo da Venezuela. Esse país sofre pra valer com a enfermidade desde 2017.

 

Mas vale um recado: por meio de nota, o ministério informou que a explosão recente de casos confirmados no Amazonas é resultado de uma força-tarefa realizada no final de 2018 em Manaus, quando mais de 7 mil pessoas que estavam em investigação foram avaliadas pelos profissionais. Ou seja, muitas dessas infecções ocorreram meses antes.

 

“Nas últimas semanas, houve diminuição na notificação de casos novos no Amazonas e em Roraima. No Amazonas, a concentração se deu nos meses de julho e agosto. Em Roraima, o pico da doença ocorreu entre fevereiro e março de 2018. Em ambos os estados, no momento, a curva de novos casos é decrescente”, disse o Ministério da Saúde.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO