Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Brasil tem definidos os 10 melhores cafés cereja descascado de 2018

19.10.2018
14:16
FONTE: Phábrica de Ideias

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 637x325_3

    ilustração

Já estão definidos pelo júri internacional do Cup of Excellence – Brazil 2018 os dez melhores cafés brasileiros do tipo arábica cereja descascado (preparados por via úmida). Nesta categoria, a "Pulped Naturals", o concurso recebeu 37 amostras na fase final, avaliadas por 29 juízes - a maioria deles internacionais - que estão no Brasil para as avaliações do concurso. O top 10 e os demais vencedores serão anunciados no domingo, 21 de outubro.

 

A partir de agora, o júri internacional passa a avaliar as amostras de 40 cafés especiais da categoria "Naturals" (preparo via seca), determinando, também no próximo domingo, o top 10 e os demais vencedores do principal concurso de qualidade do mundo.

 

O Cup of Excellence – Brazil 2018 é o principal concurso que analisa a qualidade do café nacional e que gera grandes expectativas no mercado internacional de cafés especiais. Para os produtores vencedores, representa valorização de sua produção pelo atestado de qualidade que o concurso proporciona, além de maior rentabilidade, como ocorreu no ano passado, quando sacas premiadas chegaram a ser leiloadas por mais de R$ 50 mil. Para o mercado internacional, é a oportunidade de compra de cafés especiais com qualidade garantida, acima de 86 pontos. "São cafés que têm consistência e que mantiveram a qualidade em todas as provas, com equilíbrio entre os atributos", explica a juíza brasileira Cecília Megumi Sanada.

 

Os leilões dos lotes premiados pelo concurso são realizados pela ACE (Alliance for Coffee Excellence), com apoio da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), organizadora do concurso em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Atualmente, 90% dos cafés especiais produzidos no país são destinados à exportação.

 

O Cup of Excellence – Brazil 2018 recebeu cerca de 1.000 amostras de produtores de café arábica de diferentes partes do Brasil. Após a apuração na fase nacional, 77 seguiram para a fase internacional, que acontece até o dia 21 de outubro, em Guaxupé, no Sul de Minas Gerais. A Cooxupé e a SMC Specialty Coffees são as anfitriãs.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO