Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Brasil vira e conquista o título Sul-Americano de Voleibol Masculino

15.09.2019
11:01
FONTE: GloboEsporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Brasil conquista o 32 título do Campeonato Sul-Americano — Foto: Gogo Oyanguren/Divulgação

    Brasil conquista o 32 título do Campeonato Sul-Americano — Foto: Gogo Oyanguren/Divulgação

O Brasil esteve a um ponto de perder sua hegemonia no continente. Mas com uma virada impressionante, manteve-se absoluto. Neste sábado, em Santiago, no Chile, a seleção brasileira derrotou a Argentina por 3 sets a 2 (parciais de 24/26, 22/25, 31/29, 25/20 e 15/13) e conquistou seu 32 título no Campeonato Sul-Americano. O Chile ficou com a medalha de bronze ao superar a Venezuela no jogo que antecedeu à final.

 

O time brasileiro é absoluto na competição. O Brasil só não conquistou o torneio em 1964, quando desistiu de participar do evento em meio ao primeiro ano do Governo Militar. Agora, a seleção do técnico Renan Dal Zotto embarca para o Japão, onde disputará a Copa do Mundo - o seu último compromisso da temporada 2019. A competição será de 30 de setembro a 15 de outubro.

 

Time misto

O técnico Renan Dal Zotto viajou para o Chile com um time misto. Muitos meninos novos foram vistos em quadra, como os centrais Matheus e Cledenilson, e os ponteiros Hugo e Vitor Cardoso. Peças importantes como os ponteiros Leal e Douglas foram para a competição, mas jogadores consagrados como Lucarelli, Bruninho e Lucão ficaram no Brasil treinando para a Copa do Mundo.

 

O jogo

O Brasil jogou atrás do placar durante todo o primeiro set. O técnico argentino Marcelo Méndez levou um cartão amarelo, e a seleção não soube aproveitar o mau momento do adversário para deslanchar na parcial. Com um ataque de Martínez, a Argentina fechou em 26/24. O segundo set começou com vantagem para o Brasil de três pontos, mas logo os argentinos igualaram o marcador e tomaram a frente. Sem dificuldade, eles fizeram 25/22.

 

A Argentina manteve a tranquilidade na terceira parcial e seguiu na liderança do placar. Um saque certeiro do ponteiro Leal, no entanto, colocou o Brasil na frente: 19/18. Mas o adversário empatou e retomou a dianteira. O técnico argentino Marcelo Méndez levou cartão vermelho e cedeu um ponto à seleção brasileira. Com o jogo empatado, os times se revezaram no marcador. A Argentina chegou a ter o ponto que daria o título aos hermanos, mas Leal cresceu no ataque e fez 31/29.

 

O quarto set foi uma repetição do anterior, com as seleções se intercalando na liderança do marcador. O ponteiro Douglas sacou bem e conseguiu bons ataques, que ajudaram na vitória do Brasil em 25/20. O central Matheus foi decisivo para a equipe brasileira no tie-break. Após uma linda jogada pelo meio de rede, fez um ponto de saque e deixou o time em vantagem: 6/3. Mas a Argentina voltou a igualar o placar em 10/10. Foi de Matheus o bloqueio que aproximou o Brasil do seu 32 título do Campeonato Sul-Americano. E depois de uma boa defesa, a seleção brasileira fechou em 15/13.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO