Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Cabeça d'água assusta turistas em cachoeira em Nobres

10.01.2020
09:17
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Cabeça d'água assusta turistas em cachoeira em Nobres (MT)

    Foto: Reprodução

Os turistas levaram um susto no final da tarde dessa quarta-feira (8), na cachoeira do Parque Serra Azul em Mato Grosso, com o fenômeno conhecido como cabeça d'água. O grupo tomava banho quando o nível da água subiu rapidamente. Lucas Orione que estava no local gravou um vídeo que mostra o momento.

 

O volume da água aumentou rapidamente. Recentemente, três pessoas morreram em Minas Gerais em decorrência desse fenômeno.

 

Nesse caso ocorrido em Mato Grosso o guia de turismo que acompanhava o grupo notou o início da agitação da água e apitou três vezes como alerta para que todos saíssem rápido do rio. Logo depois veio a tromba d´água e todos já estavam fora da água.

 

Em nota, o Sesc Pantanal que administra o parque informou que a equipe que atua no local é treinada e segue os protocolos de segurança estabelecidos para possibilidade de uma cabeça d’água, evento frequente no período das chuvas e que pode acontecer em todas as cachoeiras e rios.

 

"As pessoas devem seguir sempre as orientações dos guias e monitores e sair da água ao ouvir os avisos sonoros", diz trecho da nota.

 

O que é cabeça d'água

A cabeça d'água é um fenômeno que se caracteriza pelo aumento rápido e repentino do nível de um rio, lago ou cachoeira devido a chuvas em trechos anteriores ou mais altos do percurso.

 

A cabeça d'água é diferente de uma tromba d'água, que se assemelha a um tornado, mas tem menor intensidade e ocorre sobre superfícies líquidas, como mar ou rio.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO