Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Campanha de conscientização de doença rara ganha amplitude nacional, doença atinge sobretudo mulheres

14.07.2018
10:31
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • blog colangite

    A campanha alerta para sintomas que podem ser causados por doença no fígado que se confunde com outros diagnósticos (Reprodução)

A Colangite Biliar Primária, também conhecida como CBP, é uma doença pouco conhecida que afeta geralmente mulheres entre 35 e 60 anos e pode levar à sérias complicações se não diagnosticada a tempo. Para conscientizar a população sobre essa patologia e, principalmente, incentivar o diagnóstico, o blog www.colangitebiliarprimaria.com.br traz explicações médicas e científicas sobre a doença e alertas para o diagnóstico.

 

"Nosso objetivo é advertir as pessoas sobre essa doença que pode levar a complicações como fibrose e cirrose hepáticas necessitando de transplante de fígado, se não diagnosticada a tempo", explica a médica Dra. Patricia de Rossi.

 

A CBP é uma doença hepática autoimune caracterizada pela destruição progressiva dos pequenos canais biliares presentes no fígado. Seus sintomas são comuns a outras doenças, como fadiga crônica - algumas vezes confundida com depressão, coceira intensa no corpo - principalmente na palma das mãos e planta dos pés, cansaço, fraqueza, náuseas, perda de apetite e icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos).

 

"Como os sintomas não são específicos, muitas vezes o paciente procura diversos médicos, mas o diagnóstico não é realizado adequadamente", explica a especialista e completa afirmando que a descoberta da doença nas fases iniciais é determinante para um melhor prognóstico. "A doença tem tratamento e este alivia os sintomas e pode impedir a progressão da doença para estágios mais graves", completa.

 

Por isso, é importante ter conhecimento para identificar sinais que possam levar à suspeita da doença.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO