Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Campanha nacional contra a gripe termina nesta sexta-feira (22)

22.06.2018
08:10
FONTE: Governo do Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 3e001ea4_0542_4b72_81a5_d3b5f24a93bd

    Vacina distribuída pelo Ministério da Saúde previne contra os vírus H1N1 e H3N2

Termina nesta sexta-feira (22) a campanha nacional contra a gripe. Quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinou deve procurar o posto de saúde mais próximo. Das 54,4 milhões de pessoas esperadas para tomar a vacina, 45,8 milhões já compareceram a uma Unidade Básica de Saúde e foram imunizadas. O grupo com menor índice de vacinação é o das crianças menores de cinco anos, no qual 67,7% das 12,6 milhões esperadas receberam a vacina. Por isso, a principal preocupação do Ministério da Saúde é com esse público.  

 

Para garantir que a vacinação alcance as 3,6 milhões que ainda não receberam a dose, a pasta orienta que os municípios com unidades disponíveis ampliem a imunização para esse grupo e para os adultos de 50 a 59 anos. "É essencial que os pais levem seus filhos aos postos de saúde para receber a vacina e, assim, evitar as complicações do vírus. É uma forma de proteger as crianças e também o restante da população”, reforça o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.  

 

Depois das crianças de seis meses a cinco anos de idade, as gestantes registram os menores índices de vacinação contra a gripe, com cobertura de apenas 71%. Já o público com maior cobertura é o de professores, com 98%, seguido pelas puérperas (que acabaram de ter o filho) (96,2%), idosos (91%) e indígenas (90,5%). Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura de vacinação está em 88,6%.  

 

A definição dos grupos prioritários para a vacinação segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias são vacinados.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO