Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Celular faz mal? Saiba o que fazer para evitar dores causadas pelo uso excessivo

22.05.2017
09:35
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 181p2376ni_1spdlbx7wa_file

Hoje passamos horas falando, lendo, escrevendo e deslizando os dedos no celular. Tudo isso pode estar causando danos não só oculares, como déficit de atenção e, principalmente, problemas ortopédicos. Você já teve uma dor estranha no cotovelo, ou seu pescoço começou a doer sem ter feito nada? Se sim, pode ser culpa do seu smartphone. Nossos corpos não foram feitos para segurar e manter um telefone o dia todo nas mãos. Assim, listamos aqui cinco maneiras que seu smartphone pode estar te prejudicando e mostramos como corrigir esses problemas. Confira:

 

Dor no polegar

Anos atrás quando os celulares tinham teclas, a tendinite no polegar foi um grande problema porque golpear o teclado ou colocar um pouco mais de pressão causava muito stress sobre esse dedo. Agora, mesmo que os smartphones tenham telas sensíveis ao toque (que exigem menos pressão), o polegar ainda está recebendo sua parcela justa de tensão devido ao uso excessivo, como muitas pessoas usam para rolar o texto.

 

Correção: tente fazer o possível para misturar e usar outros dedos. Se você está realmente sentindo dor, considere consultar um médico especialista. Pode ser necessário usar uma tala imobilizando o polegar para fornecer apoio e aliviar a dor. Esportes como natação, judô e outros que ajudam a trabalhar todos os dedos, fortalecem e dão resistência.

 

Dor no pescoço

Há uma postura universal que as pessoas assumem ao digitar, e não é correta. A maioria olha para baixo segurando o seu telefone, colocando cerca de 27kg de pressão sobre a coluna vertebral (em comparação com cerca de 6kg quando você está em pé reto, com o celular no nível dos olhos). Com o tempo, você começa a sobrecarregar a musculatura do seu pescoço, e seus músculos podem começar a inflamar e contrair ( ficar mais tenso). Eventualmente, seus ossos podem até mesmo começar a mudar e adquirir uma postura cada vez mais rígida e de difícil mudança.

 

Correção: ao invés de inclinar a cabeça para baixo e mantê-la, traga seu telefone mais alto para atendê-lo e fazer sua leitura/textos. Algumas pessoas esquecem que também temos uma amplitude de movimento com os olhos, e que podemos olhar para baixo sem inclinar a cabeça num ângulo tão grande. Esportes que ajudam a fortalecer o CORE e trabalhos funcionais ajudam muito a fortalecer a coluna, como yoga, pilates e balé.

 

Dor no cotovelo

Mantendo o cotovelo dobrado em uma posição flexionada (como quando você segura o telefone à sua frente), eventualmente você pode comprimir ou estirar os nervos que passam através da articulação do cotovelo, causando dor e formigamento que podem irradiar para a mão. Além disso, muitas pessoas mantêm seus punhos em uma posição fixa enquanto digita, o que pode colocar um estresse extra sobre os músculos do antebraço. Esticar esses músculos pode levar à dor no cotovelo e punho, semelhante à dor que ocorre nas teninites.

 

Correção: mude de mãos frequentemente, especialmente quando você está lendo um artigo que exige que você segure o telefone por um longo tempo. Se possível, apoie o cotovelo ao ler para redistribuir a força. Pratique esportes que dão força nos braços como tênis, vôlei, basquete. Isso ajuda na resistência!

 

Dor no ombro

Não é apenas a sua cabeça que se inclina para a frente para olhar para o seu telefone. Quando você dobra o pescoço muitas vezes os ombros também se inclinam. Os músculos da frente ficam mais apertados e contraídos, e os de trás ficam mais fracos e alongados, então você está reforçando um desequilíbrio muscular a longo prazo. Resultado: dor nas costas e tensão muscular, o que conhecemos como torcicolo.

 

Correção: ao longo do dia, realmente preste atenção à sua postura. Levante-se em linha reta com seus ombros para trás e faça um esforço consciente para resistir e permanecer na postura correta. Muitas vezes, as pessoas esperam até que eles estejam com muita dor antes de começar a fazer quaisquer mudanças. Além disso, considere fazer yoga, RPG ou pilates para aumentar a flexibilidade em sua coluna.

 

Punho dolorido

Já ouviu falar de "dedos em garra"? É o nome ligeiramente perturbador, de uma deformidade progressiva nos dedos. Inicia-se com uma dor que começa quando seus punhos estão em uma posição fixa digitando por um período prolongado. Piora ao esticar ou alongar os tendões e articulações no seu punho muita vezes irradiando até cotovelo.

 

Correção: tente alternar as mãos quando você usa o telefone. Ajuda não apenas o cotovelo, mas também os punhos. Tente fazer a maior parte do seu trabalho diário em um desktop ou laptop, como muitas pessoas têm melhores configurações ergonômicas em seu computador (como almofadas de punho no mousepad). Se você já tem dor no punho grave, pode ser necessário uma órtese a qual o ortopedista vai orientar para manter a articulação numa posição confortável e anatômica, colocando menos pressão sobre as estruturas de tecidos moles que podem estar inflamados. A ideia segue em orientar esportes que usam o fortalecimento do punho como artes marciais, tênis e luta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO