Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Politica

Cem milhões de brasileiros são sedentários: é hora de combater esse mal

24.05.2017
08:37
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • sedentarismo2

Temos escrito há muito tempo sobre os riscos de uma vida sedentária para a saúde, e neste mês de maio saiu a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) do IBGE com dados sobre os hábitos de vida do brasileiro. O resultado foi alarmente: 100 milhões de brasileiros são sedentários, um verdadeiro desastre epidemiológico.

 

De início, vamos esclarecer o que é essa pesquisa, exatamente como está no seu parágrafo inicial: “É uma pesquisa por amostra probabilística de domicílios, de abrangência nacional, planejada para atender a diversos propósitos. Visa produzir informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país e permitir a investigação contínua de indicadores sobre trabalho e rendimento. A “PNAD Contínua” segue um esquema de rotação de domicílios. Isso significa que cada domicílio selecionado será entrevistado cinco vezes, uma vez a cada trimestre, durante cinco trimestres consecutivos”.

 

Apesar de não ser surpresa para a medicina e para a cardiologia do exercício e do esporte que devemos incrementar a campanha para tirar a população da terrível e prejudicial vida sedentária, pouco se faz de efetivo. Do governo e das empresas nada foi detectado de efetivo nesta pesquisa para estimular o ser ativo.

 

Todos os que curtem o esporte, sejam profissionais da saúde ou praticantes, devem agir. Várias pesquisas mostram os benefícios para a saúde e para a longevidade dos hábitos de vida ativa em qualquer idade. Mesmo se iniciada com idades avançadas, há benefícios que chegam a mais de 30% para diminuição das doenças cardiovasculares quando comparados com os indivíduos sedentários. O que mais surpreende é que os bem idosos, pessoas na faixa dos 88 a 93 anos também se beneficiaram da simples caminhada de 2500 metros por dia.

 

A conclusão que chegamos é que devemos copiar as campanhas de combate ao tabagismo, iniciar o gosto pelo esporte já nas crianças, e, lógico, ter a companhia dos pais e superar as limitações que vemos nos adultos e mais idosos.

 

Essa pesquisa PNAD 2017 encontrou adolescentes sem nenhuma vontade de praticar esportes! Os pais sequer os estimulando, por falta de tempo ou de dinheiro. As dificuldades de ao menos praticar caminhada nas calçadas esburacadas por risco de quedas e de assaltos, falta de dinheiro para frequentar clubes esportivos e até mesmo ir para academias onde os custos são mensais. As mais baratas não têm professores (profissionais) de educação física diplomados para orientar as atividades corretas sem provocar lesões que estãovaumentando por essa causa.

 

Os convênios médicos não estimulam a prevenção cardiovascular e até de outras doenças degenerativas como o câncer, pelas atividades físicas como seria mais inteligente. Afinal, todas as recentes pesquisas, cientificamente validadas pelo mundo afora, demonstram que a prática de atividades físicas regulares, de intensidade moderada a intensa, leva a uma vida longa mais saudável, com menos internações e menos ausências ao trabalho, fatos estes, que além de diminuir custos dos tratamentos médicos, diminuem também as perdas econômicas como o auxílio doença.

 

Mãos à obra, vamos nos tornar ativos regulares, puxar familiares para essa finalidade e também os amigos mais chegados. Por exemplo, correr em grupo aumenta a segurança e traz mais ânimo para continuar. A saúde agradece.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO