Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Esportes

Cercado de expectativa, técnico da Bélgica avisa: “A Copa só respeita vencedores”

22.06.2018
09:28
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 2018_06_22t122953z_1850156148_rc1198b81080_rtrmadp_3_soccer_worldcup_bel_tun_preview

    Roberto Martínez, técnico da Bélgica, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (Foto: Reuters)

A Bélgica passou bem pelo primeiro desafio, com vitória de 3 a 0 sobre o Panamá, e agora encara a Tunísia, neste sábado, em Moscou, para se consolidar como postulante ao título em uma Copa do Mundo que vem trazendo dificuldades para os favoritos. O técnico da seleção belga, Roberto Martínez, é o responsável por conduzir uma geração talentosa ao sonho de um título mundial inédito para o país. E ele sabe que só a conquista respaldará a expectativa criada pelo elenco.

 

Nesta sexta-feira, na entrevista coletiva oficial da Fifa, prévia à partida com a Tunísia, Martínez falou sobre o assunto.

 

– A Copa do Mundo não respeita gerações, nomes individuais. A Copa do Mundo só respeita times vencedores. Estamos evoluindo bem. E agora temos que mostrar que estamos prontos para amanhã (sábado). Temos grande respeito pela Tunísia. Os dois times vão tentar ganhar. De fora, você pode analisar como quiser. Internamente, só pensamos em como podemos nos tornar um time mais forte. Queremos melhorar em relação ao jogo contra o Panamá. Queremos crescer nos próximos dois jogos – disse o treinador.

 

A Bélgica tenta não ser mais uma candidata ao título a sofrer contra azarões – como já aconteceu com equipes como Brasil, Argentina e Alemanha. Para Martínez, há explicações lógicas para o fenômeno:

 

– Normal. Vamos ver isso mais e mais em todos os torneios. Todos têm informação e tecnologia. Antes havia muita diferença. Agora todos são bem treinados, todos se preparam. E isso diminui as diferenças, especialmente na fase de grupos. Não é mais o caso de entrar no campo e enfrentar uma grande seleção, agora é o caso de entrar em campo e cumprir uma tarefa que foi planejada. Nós vimos a Islândia contra a Argentina. Todos têm uma ideia clara do que fazer. É cada vez mais difícil marcar um gol com bola rolando. Na Copa do Mundo, estão saindo 60% dos gols de bola parada. Isso é resultado da tecnologia, das condições e das informações que todos têm à disposição.

 

Martínez espera um jogo duro contra a Tunísia. Na estreia, os africanos perderam da Inglaterra por 2 a 1.

 

– Eles evoluíram. Não se classificaram muito bem no seu continente, mas jogaram bem contra Portugal, contra a Espanha, e contra a Inglaterra aqui na Copa. Eles jogavam no 4-3-3, agora mudaram para uma linha de cinco atrás. Então este time tem um estilo que pode nos ameaçar, tem grande velocidade. É um time que obriga a ficar concentrado o tempo todo. Nosso foco tem que ser tentar melhorar em relação ao jogo contra o Panamá. A Tunísia vai tentar ganhar desde o começo, vai vender muito caro este resultado – comentou o técnico.

 

– Temos que controlar a bola bem. Se perdermos a bola em posições delicadas, a Tunísia vai nos causar dano. Temos que jogar futebol, lidar com a pressão que é jogar uma Copa do Mundo e tentar simplificar as coisas. A Tunísia precisa sair para o jogo, tentar ganhar o jogo. E acho que vai ser um jogo aberto.

 

Martínez está esperançoso de ter os retornos dos zagueiros Vermaelen e Kompany, que chegaram à Copa lesionados. Mas é improvável que eles comecem o jogo. A equipe deve ir a campo com a mesma formação da estreia: Courtois, Alderweireld, Boyata e Vertonghen; Meunier, Witsel, Hazard, De Bruyne, Mertens e Carrasco; Lukaku.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO