Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

China e Brasil debatem diversificação de comércio de produtos agropecuários

13.12.2019
08:56
FONTE: MAPA

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 7ª Reunião da Subcomissão de Temas Sanitários e Fitossanitários da Cosban, no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação/Mapa

    7ª Reunião da Subcomissão de Temas Sanitários e Fitossanitários da Cosban, no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação/Mapa

Foi realizada nesta quarta-feira (12), no Rio de Janeiro, a 7ª Reunião da Subcomissão de Temas Sanitários e Fitossanitários da Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação), liderada bienalmente pelos vice-presidentes do Brasil e da China.

 

Pela primeira vez, o encontro da submissão foi co-presidido por um vice-ministro chinês: no caso, o vice-ministro da Administração-Geral de Aduanas daquele país (GACC), Li Guo, demonstração da relevância dada pelos chineses à relação com o Brasil.

 

O secretário substituto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Flávio Bettarello, e o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, co-presidiram a reunião pelo lado brasileiro.

 

Na subcomissão, as autoridades chinesas reforçaram o interesse em intensificar e facilitar o comércio de produtos agropecuários com o Brasil. Outro tema foi a diversificação da pauta exportadora brasileira para o mercado chinês, hoje muito concentrada na venda de soja e carnes. Entre potenciais novos produtos estão farelo de soja, farinha de aves, material genético avícola e proteína concentrada de soja, que poderão, após a conclusão dos trâmites técnicos, ganhar espaço nas exportações para a China.

 

De acordo com o secretário Bettarello, o encontro serve para “expandir para outras frentes o nosso comércio, nossa relação estratégica de longo prazo” com a China.

 

O vice-ministro Li Guo terá agenda de compromissos também em Brasília, quando irá conhecer os procedimentos de fiscalização sanitária animal e vegetal adotados no aeroporto da capital federal.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO