Mato Grosso, 18 de Março de 2024
Política

Chute de bebê dentro do útero pode ter a força de até 5 kg

08.02.2018
09:04
FONTE: Aline Melo e Malu Echeverria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • img_como_saber_se_ainda_estou_gravida_27802_600

    ilustração

Sentir os primeiros movimentos do bebê é um dos momentos mais emocionantes para as mães. Ainda que ele se movimente desde as semanas iniciais, elas só começam a percebê-los por volta da vigésima. E, depois disso, podem até reclamar do agito... O que é normal e esperado, segundo uma pesquisa recente feita na Inglaterra. De acordo com o estudo publicado no Journal of the Royal Society Interface, nessa fase, os bebês conseguem dar chutes de até 30 newtons, o que equivaleria a um empurrãozinho de 3 kg.

 

Mas não para por aí. Por volta da 30º semana, já no terceiro trimestre, os "golpes" fetais atingem seu pico de força, com cerca de 50 newtons - o correspondente a 5 kg! Da 35º semana em diante, os movimentos dentro da barriga tendem a diminuir devido ao espaço cada vez menor.

 

Os pesquisadores destacaram, no entanto, que toda essa turbulência na barriga da mãe é benéfica para a saúde do bebê. Além de representarem um verdadeiro exercício para os bebês, os chutes contribuem para o desenvolvimento de seus músculos, ossos e articulações. 

 

O ginecologista e obstetra Mário Burlacchini, professor de obstetrícia da Faculdade de Medicina da USP e coordenador de medicina fetal do Fleury Medicina e Saúde (SP), pontua que o desconforto causado por esses chutes varia de mulher para mulher, mas a dor não é motivo para alarde. "Lá dentro não há nenhum órgão que ele possa bater e machucar", explica o obstetra. E se você está sofrendo com as pontadas na região das costelas, saiba que não é a única. “A pressão ali, somada à distensão abdominal (por causa do aumento do útero), podem causar uma dor maior, gerando incômodo”, destaca o obstetra.

 

O seu bebê está se mexendo demais? 

Os primeiros movimentos do bebê acontecem por volta da oitava semana, quando ele ainda está no chamado estágio embrionário. Com doze semanas, ele já é capaz de rodar, dobrar e esticar membros e até dar cambalhotas. Tais movimentos são sinal de vitalidade, ou seja, indicam que ele está crescendo normalmente. Mas a frequência pode variar de bebê para bebê, de acordo com o especialista.

 

“Se o feto se mexer muito, é apenas uma característica dele, não quer dizer que tenha algum problema, por exemplo”, explica Burlacchini.

 

Caso a gestante perceba a movimentação diminuir ou cessar, no entanto, a recomendação é procurar ajuda médica. "Se um bebê que se mexia muito começar a ficar parado, a mãe deve ligar para seu obstetra, que irá examiná-la e até fazer alguns exames para verificar se a movimentação está tudo bem", destaca o obstetra. Na dúvida, converse com o seu médico ou vá para o pronto-socorro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO