Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Cinco dicas de alimentação para manter a saúde nas férias

23.01.2018
16:05
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • barracaspraia

    Arquivo/ Agência Brasil

A cerveja gelada, o queijo coalho na praia e a batata frita com bastante sal são alguns dos petiscos que fazem sucesso entre os brasileiros durante o verão. Mas para aproveitar melhor as delícias dessa época é preciso tomar alguns cuidados com alimentação. Confira algumas orientações de nutricionistas para evitar problemas como intoxicação, desidratação e outras  que atrapalham o descanso e a diversão.

 

Consuma alimentos leves

O consumo de frutas, verduras e legumes e carnes magras são ainda mais importantes nesta época do ano, pois, segundo especialistas, auxiliam na reposição de sais minerais perdidos na transpiração, geralmente maior nesta época do ano. De acordo com o nutricionista Leandro de Freitas, esses alimentos ajudam a manter o corpo hidratado.

 

Atenção para as comidas da rua

É necessário observar a preparação e a exposição dos alimentos ao clima e ao sol. “Todo alimento sujeito a uma temperatura mais elevada vai correr o risco de maior proliferação de bactérias, podendo gerar intoxicação alimentar”, ressaltou Leandro.

 

Beba água

A perda de líquidos pelo corpo humano é aumentada na estação de calor. Para o nutricionista André Santos, nada se iguala à importância da água. “A perda de líquido pode ser maior ainda somando o calor à prática de atividade física e à ingestão de álcool”, acrescentou.

 

Cuidado com o sódio

“O alto e constante consumo pode levar a complicações renais, hipertensão arterial, AVC e infarto”, alerta André. Segundo ele, a praticidade comum das férias pode levar as famílias a consumirem mais alimentos industrializados, nos quais o sódio é bastante presente.

 

Modere o consumo de álcool

E para aqueles que não abrem mão da cervejinha geleada para se refrescar do calor, Leandro Freitas envia um recado: “a dica é intercalar água, água de coco ou isotônico. Assim, apesar da perda de líquidos, o corpo estará mais estável”.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO