Mato Grosso, 14 de Dezembro de 2017
Economia / Agronegócio
Clima favorece produção de pequi em Tocantins
11.08.2017
15:41
FONTE: Climatempo

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 637x325

    ilustração

Os produtores de pequi de Tocantins têm um ótimo motivo para comemorar. Devido aos bons volumes de chuva acumulados nos últimos meses, a floração do fruto típico da região, o pequi, foi antecipada e o cultivo favorecido. “A produção será muito alta. O clima está favorável e as expectativas para a safra são as melhores”, afirma Edmilson Rodrigues, Engenheiro Agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado de Tocantins (Ruraltins).

 

Segundo ele, choveu mais nos últimos meses e a umidade acabou antecipando a etapa, que normalmente acontece entre julho e agosto. “Neste ano, começou em junho e agora, no início de agosto, já está chegando ao fim”, completa.

 

A situação é bem diferente se comparada com o ano passado, quando ainda não havia florada no mesmo período. “A safra anterior foi muito aquém do esperado. A chuva atrasou muito e foi embora mais cedo”, conta o especialista. Para o cultivo, o clima ideal são chuvas regulares e as temperaturas quentes, típicas do estado.

 

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a chuva já vai rareando em maio em Tocantins. Depois, climatologicamente, junho, julho e agosto são os três meses do auge da estiagem no estado. A chuva retorna em outubro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO