Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Com aposta na base em 2019, Santa Cruz tem eleitos para atuar no profissional

18.10.2018
14:12
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 20181018113048

    Paulo Vitor é centroavante que Santa Cruz aposta para 2019 — Foto: Reprodução

Em meio ao turbilhão vivido pelo Santa Cruz, este ano, somada à fragilidade financeira do clube, a decisão de usar bem a categoria de base na temporada 2019 é questão de sobrevivência. Mais ainda quando a austeridade das contas do Tricolor é considerada fator determinante para voltar à Série B. Entre os postulantes a vagas na equipe principal, quatro talentos despontam. Destacaram-se no último Campeonato Brasileiro de Aspirantes e continuam em ação no Campeonato Pernambucano Sub-20, no qual estão classificados para as semifinais, com duas rodadas de antecedência. Por mérito, ganharam o bilhete premiado. E a expectativa é a mais alta possível.

 

A ideia do clube é dar rodagem. De verdade. Usar e, mesmo diante de eventuais erros, “abusar”. Apostar alto no talento da casa para economizar e, por que não, fazer negócios para dar substância ao caixa tricolor. Todos, por coincidência, são do meio para frente. Ítalo (volante), Walison Pequeno (meia), Elias Carioca (meia-atacante) e Paulo Vítor (atacante) se dizem preparados para ir além do "bate-volta", que virou lugar-comum na vida de muito talento da base pernambucana.

 

Além da boa performance individual no Brasileirão de Aspirantes e da experiência adquirida numa competição de nível nacional, nenhum dos garotos é do Recife. Carregam histórias heroicas - muitas vezes duras - , com o único sonho de se dar bem no futebol. Não à toa, observam a oportunidade como forma única de se estabelecer de vez no esporte.

 

- Para mim está sendo um momento muito especial que a diretoria está dando, de subir para o profissional agora e aproveitar a oportunidade. Era meu sonho jogar no profissional do Santa Cruz – diz Elias Carioca.

 

Um assunto é comum entre a garotada, que acabou de passar no "vestibular" da bola: o amor da torcida tricolor. Considerada o terror dos adversários, a massa acostumada a bater recordes no Arruda causa emoção extra nos meninos. São unânimes em afirmar que encarar a arquibancada lotada é sonho que precisa ser transformado em realidade.

 

- O Santa Cruz é grande, torcida imensa e para gente é um prazer incrível – afirma o volante Ítalo.

 

- Rapaz, é a torcida. É a torcida. Porque a torcida desde que pisei aqui, em 2015, é a torcida que me emocionou – emenda Elias.

 

Um dos talentos vive situação ainda mais especial. Walison Pequeno, de 19 anos, é meia, destaque e artilheiro da equipe Sub-20 no Campeonato Pernambucano. Desde os 10 está no clube. Natural de Moreno, no Agreste Pernambucano, desponta como candidato a craque.

 

- Hoje, posso realizar um dos meus sonhos. Que é ajudar meus pais. Meu próximo sonho é se manter no profissional do Santa Cruz, dar alegria a esta imensa torcida e, se deus quiser, almejar a seleção brasileira – comenta.

 

Se a garotada vai dar certo, se vai haver a paciência necessária para o projeto dar certo, é cedo para falar. A bola vai rolar em janeiro e todos vão ter que mostrar serviço. Mas, a julgar pelas palavras de quem vive o dia a dia da base coral, há uma receita de sucesso para a investida do Santa Cruz.

 

- Vai depender do treinador. Se o treinador vai dar oportunidade a eles, se vai deixar eles evoluírem. Porque se deixar uma partida só e tirar eles, não adianta. Tem que deixar eles. Feito Renatinho teve chance, Gilberto... A turma deixou eles jogar - concluiu seu Santos, o massagista da base coral.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO