Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Com reabertura de diálogo e sanção de projeto, professores suspendem greve e aulas serão retomadas amanhã

19.06.2018
16:59
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Assembleia professores

    ExpressoMT

Em assembleia agora a pouco, os profissionais da educação de Lucas do Rio Verde decidiram suspender o movimento grevista e retomar as aulas a partir desta quarta-feira (20). A reabertura de diálogo e a sanção dos projetos do RGA e da nova data-base da categoria foram fundamentais para a decisão tomada por unanimidade pelos profissionais.

 

Ontem, durante assembleia, a categoria reivindicou a reabertura de diálogo com o Executivo Municipal para avançar as negociações e encontrar o caminho que atendesse as partes. O presidente da Câmara, vereador Jiloir Pelicioli, e o vice-prefeito Silvio Fávero, participaram da assembleia. Pelicioli se prontificou a mediar a reabertura do diálogo e conseguiu encontro com o prefeito Luiz Binotti. A sanção do projeto e a garantia de manutenção do diálogo foram fundamentais para dar garantia aos profissionais suspenderem o movimento, retornando às salas de aula a partir desta quarta-feira. A categoria, porém, mantém o estado de greve.

 

“Essa greve não é boa para ninguém, é um prejuízo para todos nós. Conseguimos voltar a ter o dialogo, a coerência e o bom senso é o resultado é que quem ganha com isso é a sociedade”, ponderou o presidente da Câmara de Vereadores.

 

A sanção do projeto, segundo a visão da presidente do Sintep,Tânia Jorra, foi o avanço mais significativo, já que sai do campo das possibilidades para uma vantagem real. Com a retomada do diálogo, construiu-se também a expectativa de um calendário que prevê a inclusão de categorias da educação no Plano de Cargo, Carreira e Salário. “Vamos fazer o possível pra acelerar o envio do projeto pra Câmara, pois sabemos da morosidade de tudo isso, pois precisa passar o projeto pelas comissões, precisa ter todo um olhar jurídico nisso pra depois ir pra votação”, avaliou. 

 

Sobre a retomada do diálogo, Tânia considerou necessária e lamentou que as conversações tenham ocorrido por meio da imprensa ou pelos aplicativos de mensagens instantâneas. “Com a sanção do projeto e a suspensão da greve, em estado de greve, a probabilidade do retorno desse diálogo, é nisso que estou acreditando, é muito ampla e nós, enquanto sindicato, estamos bem tranquilos quanto a isso, de poder continuar dialogando”, destacou, assinalando que houve avanço e fortalecimento das partes, uma vez que a categoria deixou claro estar unida e favorável à negociação.

 

A presidente do sindicato acredita que o diálogo também será importante para evitar que os profissionais tenham desconto do dia parado, já que isso pode influenciar futuramente. Como o sindicato foi notificado ontem no final da tarde, haveria um único dia descontado. Além disso, as unidades escolares têm autonomia para discutir a forma de reposição das aulas, o que deve ser avaliado nos próximos dias. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO