Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Combate a incêndio na Chapada Diamantina recebe reforço

17.10.2018
09:23
FONTE: Governo do Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 205b0693_8055_49ee_9015_72c06bbca09a

    O Parque Nacional da Chapada Diamantina não está fechado para a visitação, pois o fogo se encontra em região remota, longe dos atrativos - Foto: Arquivo/ICMBio

Órgãos federais e locais estão empenhados no combate ao incêndio que já consumiu 2 mil hectares de vegetação no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Ainda nesta terça-feira (16), a equipe recebe o reforço de duas aeronaves air tractor. Saídos de Brasília, devem chegar o coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Christian Berlinck, e 15 brigadistas da organização não governamental Grupo Ambientalista do Torto (GAT).

 

O ICMBio colocou à disposição 42 brigadistas, que já estão atuando no local. Outros 20 profissionais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (PrevFogo/Ibama) também colaboram com as ações.

 

O trabalho tem também o apoio logístico das prefeituras e da população local, que mobilizou, no último final de semana, 30 brigadistas voluntários. Apesar de o clima da região estar muito seco, com temperaturas variando entre 30ºC e 35ºC e umidade relativa do ar baixa, há expectativa de chuva para esta semana, o que pode facilitar o combate às chamas.

 

Apesar da operação, o Parque Nacional da Chapada Diamantina continua funcionando normalmente e está aberto para visitação, já que o fogo atingiu uma região remota da unidade, longe dos atrativos principais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO