Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Combustível brasileiro está dentro dos padrões internacionais, segundo ANP

20.07.2017
08:41
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 551b16a1_65cd_4508_a6d4_244cee567b54

Os índices de padrão de qualidade dos combustíveis brasileiros foram semelhantes aos de países de primeiro mundo no mês de junho. Do total de amostras de gasolina analisadas pelo programa, 98,5% atendiam às exigências da Agência Nacional do Petróleo; no etanol, 98,7%; no diesel, 96,2% foram aprovadas. A conclusão é de estudo do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis da ANP (PMQC).

 

O PMQC monitora permanentemente os postos de combustíveis de todo o País e é um dos principais instrumentos de planejamento das ações de fiscalização da ANP.

 

São selecionados postos por meio de critérios estatísticos de amostragem, de forma a estabelecer um índice de conformidade que dê um panorama representativo do mercado de combustíveis por estado. Esse trabalho é feito por instituições e universidades (laboratórios) contratados pela ANP por meio de licitação pública.

 

Fiscalizações

Diferente do PMQC, a fiscalização da ANP é dirigida para os focos de irregularidades, executadas por fiscais da Agência (servidores públicos) e se concentra nos postos de combustíveis com indícios de irregularidades.

 

O trabalho de planejamento é orientado por vetores de inteligência, como o PMQC, denúncias ao Centro de Relações com o Consumidor da Agência (CRC), Sistema de Informação de Movimentação de Produtos (SIMP) e intercâmbio de informações com outros órgãos, entre outros.

 

Consumidor

A ANP realiza um trabalho de orientação aos consumidores, para que conheçam melhor os produtos, as regras do comércio, seus direitos e os canais de denúncia em caso de suspeitas de irregularidades. Recentemente publicou a Cartilha do Posto Revendedor com orientações ao consumidor e aos revendedores de combustíveis.

 

As denúncias podem ser feitas por meio dos canais do CRC, o telefone 0800 970 0267 e o Fale Conosco.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO