Mato Grosso, 22 de Abril de 2019
Variedades
Como evitar a diarreia causada por antibióticos?
21.01.2019
10:11
FONTE: André Biernath

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • comprimidos

    Probióticos aliados aos antibióticos ajudam a evitar esse efeito colateral do medicamento (Foto: Alex Silva/A2 Estúdio)

Quando uma bactéria do mal se instala no corpo, não tem jeito: são os antibióticos que costumam eliminar a infecção. Por mais efetivos que sejam, eles acabam afetando outros micro-organismos que vivem pacificamente dentro do organismo mais acima. “Isso desequilibra a microbiota intestinal e, não raro, provoca diarreia”, conta o médico Flávio Quilici, presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

 

Para driblar esse revés, surgiu a ideia de prescrever, em paralelo ao esquema terapêutico convencional, doses de probióticos, produtos que repõem essas bactérias do bem no sistema digestivo. E a estratégia acaba de se mostrar promissora em um estudo da Universidade Bastyr, nos Estados Unidos.

 

“Aliar antibióticos e probióticos é um tema cada vez mais discutido e já é até empregado nos consultórios médicos”, observa Quilici.

 

Por que antibióticos causam diarreira. E como os probióticos podem ajudar

 

1. Estrago geral: os antibióticos funcionam como uma bomba e matam muitas bactérias — inclusive algumas que são benéficas.

 

2. Entornou o caldo: sem o resguardo dos bons micro-organismos, o intestino fica sensível e deixa de trabalhar direito.

 

3. Troca veloz: ingerir probióticos em cápsulas ou sachês restauraria essa proteção e, assim, evitaria complicações.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO