Mato Grosso, 23 de Outubro de 2017
Variedades
Compare mel, açúcar branco e açúcar mascavo
09.10.2017
09:05
FONTE: Thaís Manarini

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Dessa vez o placar não deixa dúvida. O açúcar mascavo e o mel ganham o ouro e a prata. Mas, de acordo com Catharina Paiva, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, moderar é palavra de ordem — a despeito da fonte de doçura. Apesar de mais nutritiva, a dupla vencedora também promove picos de glicose no sangue, o que bagunça o organismo.

 

E atenção: ainda que o açúcar mascavo carregue mais cálcio, por exemplo, não chega a ser uma quantidade tão expressiva a ponto de considerá-lo um aliado dos ossos. O mel, por sua vez, se diferencia por apresentar fitoquímicos, substâncias de ação antioxidante e antimicrobiana.

 

“Só que o teor varia de acordo com a fonte floral da qual ele é derivado, espécie de abelha e temporada”, pondera Catharina. Embora existam diferenças na composição dos três ingredientes, não dá pra esquecer que eles são, acima de tudo, redutos de calorias e carboidratos.

 

Energia

Mel: 61 cal

Açúcar mascavo: 73 cal

Açúcar branco: 77 cal

 

Magnésio

Açúcar mascavo: 16 mg

Mel 1,2: mg

Açúcar branco: 0,2 mg

 

Carboidratos

Mel: 16 g

Açúcar mascavo: 18 g

Açúcar branco: 20 g

 

Ferro

Açúcar mascavo: 1,6 mg

Mel: 0,06 mg

Açúcar branco: 0,02 mg

 

Cálcio

Açúcar mascavo: 25,4 mg

Mel: 2 mg

Açúcar branco: 0,8 mg

 

Potássio

Açúcar mascavo: 104 mg

Mel: 19 mg

Açúcar branco: 1,2 mg

 

Placar SAÚDE

Açúcar mascavo 4 x mel 2 x açúcar branco 0

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