Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Conab alerta para falha em documentação para leilões de Pepro

11.10.2017
18:22
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • milho

    No início das análises já encontrou dificuldades para dar andamento ao pagamento de prêmios (Divulgação)

A safra de milho em Mato Grosso neste ano foi de 30,4 milhões de tonelada. Devido à conjuntura do mercado do milho, os preços caíram e, por isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou leilões e, desta forma, garantiu a comercialização do grão e o preço mínimo ao produtor.

 

Depois de participar dos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), os agricultores precisam encaminhar para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) os processos para recebimento dos valores negociados. Porém, segundo a superintendente da Conab em Mato Grosso, Francielle Tonietti, há falhas no preenchimento de dados e entrega de documentação.

 

“Isso significa dificuldade para a análise de cada processo e, consequentemente, atraso no pagamento para o produtor rural”, afirma a superintendente. Os agricultores precisam estar atentos também ao preenchimento correto de seus dados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). Para saber como preencher, clique aqui.

 

É preciso também atentar à entrega dos documentos que precisam ser enviados via sistema INDF Externo. Clique aqui para ver o fluxograma e aqui para o check list do Pepro.

 

De acordo com a área técnica da Conab, os principais erros observados são o não cadastramento de todas as propriedades no SICAN, levando ao entendimento de que a produção informada é menor que a arrematada nos leilões. Em relação ao IDNF, há lançamentos incorretos das quantidades, valores e finalidade, falta de lançamento dos DACTEs e arquivos corrompidos ou inexistentes.

 

“Caso haja dúvida no cadastro junto ao Sican ou no lançamento das notas fiscais, o produtor rural deve entrar em contato direto com a Conab”, explica Frederico Azevedo, gerente de Política Agrícola da Aprosoja.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO