Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Conab eleva previsão para safra de soja do Brasil a 113,8 milhões de toneladas

11.04.2019
12:20
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Safra de milho em 2018/19 deve crescer 16,5% na comparação com o ciclo passado, a 94 milhões de toneladas

    — Foto: Ouro Safra/Divulgação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou nesta quinta-feira (11) sua projeção para a safra de soja 2018/19 do Brasil a 113,82 milhões de toneladas, de 113,45 milhões na previsão anterior. Este é o sétimo levantamento para a safra divulgado pelo órgão e o primeiro que prevê aumento na colheita após três cortes seguidos, motivados pela estiagem e altas temperaturas em várias áreas produtoras.

 

Se confirmada a estimativa, será a terceira maior safra de soja da série histórica medida pela Conab, mas ainda 4,6% menor que a anterior, que foi recorde. Nesta temporada, a área plantada com o grão deve chegar a 35 milhões de hectares.

 

A Conab manteve a estimativa de exportação de soja em 70 milhões de toneladas neste ciclo. O país é o maior exportador mundial da commodity.

 

Milho em alta

A expectativa para o milho também cresceu para 94 milhões de toneladas, de 92,81 milhões no levantamento de março. O número representa um aumento de 16,5% na comparação com a safra passada. O milho segunda safra deve responder por 68,1 milhões de toneladas.

 

Segundo o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana, o resultado para o milho tem contribuição do aumento da área a ser colhida.

 

"Enquanto o milho primeira safra perdeu espaço para feijão, cana-de-açúcar e pastagens, o outro foi favorecido pela antecipação da colheita da soja e pela possibilidade do aproveitamento integral da janela climática, criando a expectativa de bons rendimentos na lavoura", diz em nota. "A área do primeira safra sofreu uma redução de 1,3%, mas o da segunda cresceu 6,1% referente ao período anterior", completa.

 

Safra total

A safra total de grãos no período 2018/19 deve atingir 235,3 milhões de toneladas, frente a 233,3 no levantamento anterior. O número representa ainda um aumento de 7,7 (3,4%) milhões de toneladas em relação à safra passada. O milho segunda safra deve responder por 68,1 milhões de toneladas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO