Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Confira 10 dicas para manter os seus pés saudáveis e sem dores

16.02.2018
08:09
FONTE: Eu Atleta

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • pes_dr_daniel_benitti_circulacao_vascular_1024x629

    ilustração

Pés saudáveis são importantes para se sentir bem e ficar ativo, mas acima de tudo para praticar esportes. Manter os pés com saúde é surpreendentemente fácil. A ortopedista Ana Paula Simões, especialista do Eu Atleta, garante que medidas simples incluem uma boa higiene, autoexames e sapatos de tamanho adequado.

 

Mantenha os pés limpos e secos

Pés saudáveis começam com uma boa higiene. Limpe e esfregue seus pés com água e sabão quando você se banhar. Depois, seque-os bem. Organismos fúngicos gostam muito de umidade. Privando-os de qualquer calor e umidade, você fará com que seja mais difícil para eles prosperarem. Certifique-se de secar bem entre cada dedo do pé individualmente, essa é a dica maior, e vale a pena perder uns minutinhos a mais, pois qualquer excesso de umidade entre os dedos pode criar um ótimo ambiente para uma infecção por fungos.

 

Examine seus pés para saber os problemas existentes

Execute um autoexame uma vez por semana pelo menos, quando você tomar banho. Dê uma boa olhada na sola e, principalmente, entre os dedos dos para verificar se há áreas descascadas, por exemplo. Isso poderia sinalizar o pé de atleta. Também olhe para a descoloração das unhas, o que poderia indicar um fungo de unha. Se você tem diabetes, deve inspecionar seus pés todos os dias, pois o diabetes leva a um maior risco de ferimentos nos pés e infecções.

 

Corte as unhas dos pés corretamente

Cortar as unhas em linha reta e evitar o corte demasiado perto da pele ou arredondamento de forma drástica. Não corte os cantos das unhas, que podem causar encravamentos dolorosos e infecções.

 

Não esconda as unhas dos pés "feias" com esmaltes

Uma unha descolorida, grossa, rachada, escura ou em ruínas poderia sinalizar um fungo ou alguma outra lesão dermatológica. Se você aplicar esmalte de unha a uma unha infectada pode piorar.

 

Proteja os seus pés nas áreas públicas

Certifique-se de usar sapatos de plásticos ou chinelos no chuveiro do ginásio, nos vestiários e em piscinas públicas. Esses locais tendem a ser terreno fértil para fungos que podem levar a infecções.

 

Evite compartilhamento de calçados

Você pode obter infecções fúngicas por uso de sapatos de outras pessoas, bem como meias usadas por outra pessoa. Isso inclui alugueis (botas de esqui, de boliche e etc). Use sempre seu próprio calçados para ajudar a manter os pés saudáveis.

 

Evite ter os pés suados

Seus pés têm glândulas de suor em abundância, cerca de 250.000 em cada pé. A transpiração cria o ambiente perfeito para bactérias se alojarem. Vestir meias que mantenham os pés secos ajudará a permanecerem saudáveis. Meias feitas de fibras sintéticas tendem a manter a umidade e mais rapidamente “molhar” o pé quando comparadas às de algodão ou meias de lã. Além disso, evite usar meias excessivamente apertadas, o que também favorece manter o pé abafado, gerando assim umidade.

 

Escolha calçados “respiráveis"

Para ajudar a manter seus pés secos e saudáveis, use sapatos arejados para permitir que o ar circule. Se você está propenso a ter o pé excessivamente suado, procure sapatos feitos de tecidos de malha para respirabilidade máxima. Muitos tênis de corridas já têm esse sistema.

 

Use tênis que se encaixam corretamente

Sapatos que são demasiadamente apertados como chuteiras e sapatilhas, por exemplo, podem causar problemas nos pés de longo prazo. Procure a loja de sapatos no fim da tarde, para compensar o inchaço do pé que ocorre no final do dia e use o mesmo tipo de meias ou meias que você vai usar com os sapatos. Escolha uma caixa anterior ampla e de preferencia arredondada, com muito espaço para os dedos dos pés e um salto ou altura estável. Evite sapatos pontudos, que podem dar cãibras nos dedos do pé e perna e causam unhas encravadas e calos.

 

Saber quando procurar um médico

Não faça nenhum procedimento invasivo no seu pé, não cutuque! Muitos pacientes que tentaram o que eu chamo de ”cirurgia de banheiro”, e eles fazem o problema ficar mais grave. Qualquer dor, vermelhidão, pus, inchaço, descoloração que persista e incomode deve ser verificada por um médico especialista em pés. Normalmente, o problema pode ser resolvido com medicamentos ou um pequeno procedimento no consultório. Permitir que um médico ajude evita que problemas menores se tornem sérios.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO