Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Corte de Alex Sandro é o nono na lateral esquerda da Seleção desde a Copa-14

20.03.2018
14:20
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 20180319135546_5aafeb9231376

    Alex Sandro não poderá defender a Seleção nos próximos amistosos (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

A lateral esquerda da seleção brasileira é um incrível paradoxo. Ao mesmo tempo em que Tite considera a posição mais bem resolvida no aspecto técnico, com três jogadores que podem jogar a qualquer momento, contra quaisquer adversários, é também o setor que mais dor de cabeça tem dado aos técnicos e médicos da equipe. O corte de Alex Sandro, por lesão na coxa direita, foi o nono da posição desde o fim da Copa do Mundo de 2014, nesse ciclo que se encerrará no Mundial-2018.

 

O jogador da Juventus sentiu dores após o primeiro treinamento da Seleção em Moscou, palco do amistoso contra a Rússia, na próxima sexta-feira. Uma semana antes, em Turim, ele já havia tido uma fisgada no local. Para seu lugar, Tite convocou Ismaily, do Shakhtar Donetsk.

 

Ismaily, desconhecido do grande público brasileiro, é o décimo lateral-esquerdo convocado no ciclo entre as Copas de 14 e 18. Embora tenha sido elogiado por Tite em sua última entrevista coletiva, ainda assim sua presença na seleção brasileira pode ser considerada surpreendente a menos de dois meses do anúncio da lista de atletas que disputarão o hexacampeonato.

 

Ironia do destino, Alex Sandro, cortado agora na última lista antes do Mundial-2018, teve que deixar também a primeira após a Copa-2014. Em agosto daquele ano, Dunga, contratado para reassumir o comando no lugar de Luiz Felipe Scolari, chamou Filipe Luís e Alex Sandro para os amistosos contra Colômbia e Equador. Na época defendendo o Porto, o lateral se machucou e foi substituído por Marcelo. Até agora, os três predominam, mesmo com a mudança de treinador.

 

Com Tite, Marcelo tornou-se absoluto na vaga de titular, e Filipe Luís se consolidou na reserva. Foi até capitão na vitória por 2 a 0 sobre a Venezuela, pelas eliminatórias.

Mas as lesões continuaram se sucedendo, e, somadas ao bom momento de Alex Sandro na Juventus, acabaram abrindo uma brecha para que ele se candidatasse ao Mundial.

 

Se não levasse em conta nenhum problema médico, Tite muito provavalmente levaria Marcelo e Filipe Luís à Rússia. Atualmente, ele tem o lateral-esquerdo do Atlético de Madrid tentando se recuperar em tempo de uma cirurgia para reconstituir a fíbula da perna esquerda, fraturada, e Alex Sandro fora de combate por uma lesão na coxa direita.

 

A brecha vai se espalhando, e quem tenta aproveitar, neste momento, é Ismaily.

 

Cortes na lateral esquerda

Marcelo (13 jogos e 2 gols pela Seleção desde a Copa-2014):

 

Copa América-2015 e amistosos contra México e Honduras

Jogos contra Argentina e Peru, pelas eliminatórias, em 2015

Jogos contra Bolívia e Venezuela, pelas eliminatórias, em 2016

Jogos contra Bolívia e Chile, pelas eliminatórias, em 2017

Filipe Luís (27 jogos e 2 gols pela Seleção desde a Copa-2014):

 

Amistosos contra Costa Rica e EUA, em 2015

Jogos contra Bolívia e Chile, pelas eliminatórias, em 2017

Amistosos contra Rússia e Alemanha, em 2018

 

Alex Sandro (4 jogos e nenhum gol pela Seleção desde a Copa-2014):

 

Amistosos contra Colômbia e Equador, em 2014

Amistosos contra Rússia e Alemanha, em 2018

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO