Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Cresce a produção de feijão no estado de São Paulo

21.09.2017
08:52
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 637x325

    ilustração

A família Egli cultiva feijão há mais de 40 anos em Capão Bonito (SP). São 60 hectares plantados com a variedade carioquinha, que é a mais tradicional. A produtividade prevista para a próxima colheita, em meados de novembro, gira em torno de 55 sacas por hectare.

 

Renê Egli diz que trabalha com o feijão porque ele traz retorno numa época em que não teria renda com outras culturas. O feijão costuma ter três safras por ano. Na região de Itapetininga (SP), o feijão que foi plantado entre agosto e setembro faz parte da época das águas.

 

A área plantada nesse período em todo o Estado aumentou quase 24% em relação ao ano passado e a produção segue o mesmo ritmo. A estimativa é colher mais de 166 mil toneladas, 34,5% a mais que a safra do mesmo período em 2016. Os números são do Instituto de Economia Agrícola.

 

No sítio de Alan Senciatti de Proença, em Capão Bonito, a situação é um pouco diferente. O grão vem perdendo espaço devido à oscilação de preço. O feijão ocupava 50% da área da propriedade. Hoje não passa de 20% e, se continuar nesse ritmo, Alan conta que o cultivo vai parar.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO