Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Crianças que entram mais cedo na escola aprendem melhor a linguagem

22.03.2018
09:25
FONTE: Milene Saddi

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 111

    ilustração

Uma extensa pesquisa realizada na Noruega revelou que crianças que ingressam com 1 ano de idade no sistema educacional para a primeira infância, financiado pelo Estado, tendem a diminuir a lacuna de aprendizado da linguagem existente entre pobres e ricos.

 

No documento, que se chama “Estimando as Consequências da Escalada Nacional da Educação e Cuidados da Primeira Infância da Noruega para Habilidades Precoces de Linguagem”, foram analisadas mais de 60 mil crianças. O professor Eric Dearing, da Boston College Lynch School of Education, conduziu as pesquisas junto com pesquisadores da Universidade de Oslo, da Universidade de Tromso e da Harvard Medical School. “Este estudo fornece evidência em larga escala de que o ingresso no sistema educacional público com pouca idade pode ser decisivo no desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças”, disse o professor, que chamou a atenção para o fato de que, nos EUA, os pequenos entram na escola pública aos 3 anos.

 

Como é no Brasil

Difícil comparar a realidade do Brasil com a dos dois países desenvolvidos em questão. Por aqui, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garante “atendimento gratuito em creches e pré-escolas a crianças de zero a seis anos de idade”. Duas das 20 metas do Plano Nacional de Educação – documento oficial que traça metas decenais para a educação em todos os Estados –, válidas até 2024, planejam “universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% cinquenta por cento das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE”. Outra: “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO