Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Cristian Garin vence final inusitada no Rio Open e conquista maior título da carreira

24.02.2020
08:35
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Cristian Garin vence final inusitada no Rio Open e conquista maior título da carreira

    Foto: Fotojump

Se a final do Rio Open não foi exatamente o que a torcida brasileira estava esperando, para Cristian Garin, o campeão, e mesmo para Gianluca Mager, que foi derrotado por 2 sets 0, parciais de 7/6 (3) e 7/5, a sétima edição do maior torneio da América do Sul será inesquecível. Isso porque os dois chegaram pela primeira vez em uma decisão de ATP 500 no Rio de Janeiro e alcançaram no Brasil as melhores marcas de suas carreiras no ranking mundial.

 

- Essa foi sem dúvida a semana mais especial da minha carreira profissional. Jamais vou esquecer. A forma como tudo aconteceu, os resultados ruins que consegui reverter, a chuva que adiou os jogos. Essa noite mesmo eu dormi só quatro horas. Estou muito feliz pelo resultado. Vencer aqui no Rio e receber o troféu das mãos do Gustavo Kuerten é inesquecível - comemorou Garin.

 

Cristian Garin vence Ginaluca Mager e é campeão do Rio Open em 2020

Foi uma decisão que nem mesmo especialistas de tênis poderiam prever. Especialmente pela presença do italiano Mager, que saiu do quali do torneio e sequer tinha feito qualquer final de ATP em sete anos de carreira. De quebra, ainda eliminou nas quartas de final a maior estrela do Rio Open, o número 4 do mundo Dominic Thiem, que não fez boa passagem pelo torneio.

 

Por sua vez, o chileno Garin, de 23 anos, chegou embalado ao Brasil, com quatro finais de ATP 250 ao longo do último ano - venceu três delas (Houston, Munique e Córdoba, há duas semanas). Melhor nos momentos decisivos da partida, ele conseguiu manter a boa fase, ser campeão e agora é o atual número 18 do mundo. Com o vice, Mager entra pela primeira vez no top 100, saindo da 128ª posição para se tornar o número 77 do ranking.

 

Torcida de peso

Se os finalistas do Rio Open não tinham lá uma bagagem de peso, outros atletas fortaleceram as arquibancadas do torneio neste domingo. Atuais campeões da Libertadores e do Brasileirão, Filipe Luís, Diego e Rodrigo Caio assistiram à decisão. Gustavo Kuerten, como em outras edições, também prestigiou a final e entregou o troféu ao campeão.

 

O jogo

Se Mager terminou a semifinal do Rio Open às lágrimas, essa emoção pareceu abalar seu desempenho no início do confronto. Nervoso e instável, ele cometeu duas duplas faltas e teve de cara o primeiro serviço quebrado. Aos poucos, no entanto, foi ganhando estabilidade na partida. Quando o saque pesado entrou, passou a incomodar o chileno, favorito ao título. A devolução da quebra veio no 3/3. Garin não chegou a fazer uma partida brilhante, mas foi constante nos momentos cruciais do jogo. No tie-break do primeiro set, as primeiras bolas foram definidas por milímetros da linha. Melhor para Garin, que administrou a vantagem e venceu por 7 a 3.

 

No segundo set, Mager entrou com o mesmo desempenho alcançado no decorrer da primeira parcial. Forçando o saque e com variação de golpes, ele quebrou o chileno e chegou a abrir 3 a 1. Administrou a vantagem até o 5 a 5, quando novamente voltou a vacilar e cair de rendimento. Garin cresceu no jogo e, embalado por um grupo considerável de torcedores chilenos na arquibancada, obteve nova quebra na sequência. Vitória no segundo set por 7 a 5.

 

Granollers e Zeballos campeões nas duplas

Finalistas do US Open em 2019, o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos mantiveram o bom momento na América do Sul. Depois do título no ATP de Buenos Aires, os dois tiveram mais uma grande semana no Rio Open e fecharam com o título neste domingo ao baterem os italianos Federico Gaio e Salvatore Caruso por 2 sets a 1, com parciais de 6/4 , 5/7 e 10-7.

 

O jogo, porém, foi bastante parelho. Enquanto o primeiro set teve cinco quebras de serviço no total, com os jogadores se aproveitando da quadra bastante lenta, a segunda parcial já teve um panorama oposto, com um break único na reta final, que levou o confronto ao match tie-break. Gaio e Caruso começaram melhores e chegaram a abrir 7-4, com dois mini breaks de vantagem. Porém, Granollers e Zeballos cresceram, anotaram os últimos seis pontos e ficaram com o título.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO